Início Destaque Vaticano já prepara vestes do novo papa

Vaticano já prepara vestes do novo papa

0

O Vaticano divulgou as imagens das roupas que o novo papa se apresentará ao público pela primeira vez. Tudo está preparado na “Sala das Lágrimas”, na sacristia da Capela Sistina. É possível ver também os objetos usados pelos cardeais para a votação do novo líder da Igreja Católica.

As vestes papais foram confeccionadas em três tamanhos diferentes, para atender ao porte físico do novo líder da Igreja Católica. Também estão disponíveis caixas de sapatos, faixas e outras roupas litúrgicas.

Nesta quarta-feira, 7, às 11h30, horário de Brasília, os 133 cardeais eleitores entraram na Capela Sistina e prestaram juramento de sigilo. A cerimônia do extra omnes (“Todos fora”) marcou o fechamento das portas e o começo da votação no Vaticano. A preparação faz parte do rigor logístico do conclave.

Como funciona o conclave?

O processo eleitoral escolherá o 267º papa da Igreja Católica. O ritual é realizado por cardeais com menos de 80 anos, que se reúnem para eleger o novo líder da Igreja Católica. Todos que têm direito ao voto são elegíveis para o papado.

São necessários 2/3 dos votos para que um cardeal se torne papa. Não há limite de votações. Todos os 133 integrantes ficarão na Capela Sistina até chegarem a um consenso sobre o substituto do papa Francisco.

Foram preparados cerca de 200 quartos em duas casas de hóspedes. Os aposentos são preenchidos por uma cama, uma mesa de cabeceira e um armário. Janelas que dão vista a locais externos do palácio foram fechadas temporariamente para evitar que os cardeais sejam afetados por elementos externos ao conclave.

Não há período definido para a escolha da nova liderança. Os conclaves de 2005 e 2013 tiveram duração de dois dias. O mais longo da história recente foi em 1922 – levou cinco dias.

Fumaça preta sai da chaminé

A fumaça preta saindo da chaminé da Capela Sistina, nesta quarta-feira, 7, sugere que os cardeais não chegaram a um consenso na eleição do próximo papa. Clique neste link para entender o porquê.



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile