Início Ciência e tecnologia Pix em Portugal: estabelecimentos aceitam sistema brasileiro

Pix em Portugal: estabelecimentos aceitam sistema brasileiro

0

“Aqui você já pode pagar com o seu Pix do Brasil”, diz uma placa em um supermercado em Braga, cidade na região norte de Portugal. O anúncio é da rede portuguesa Continente, que passou a aceitar o meio de pagamento brasileiro em seis de suas lojas. 

Para usar o sistema, o cliente precisa ter uma conta bancária no Brasil e fazer o pagamento em reais, com o câmbio e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de 0,38%, já aplicados. Basta abrir o aplicativo do banco, escanear o QR Code, verificar os dados e confirmar a transação.

A novidade foi possível graças a uma parceria firmada em janeiro entre a instituição portuguesa de crédito Unicre e o Braza Bank, banco brasileiro especializado em câmbio com atuação em Portugal. Desde então, o Pix tornou-se uma opção de pagamento para brasileiros que vivem ou visitam o país europeu.

Para que uma loja aceite o sistema, é necessário ter conta em uma instituição financeira — seja banco, plataforma ou fintech — habilitada a operar com o Pix, definir uma chave (como e-mail ou número de celular) e pedir autorização do Banco Central de Portugal.

“A intensa imigração vinda do Brasil na última década, aliada aos mais de um milhão de brasileiros que visitam o nosso país anualmente, levou a Unicre a estabelecer uma parceria com o Braza Bank, o maior banco cambial do Brasil”, diz a empresa portuguesa, em nota. “O objetivo é massificar o uso do Pix em Portugal, facilitando as transações tanto para residentes como para turistas brasileiros.”

Portugal já tem o próprio “gêmeo” do Pix

Antes do lançamento do Pix no Brasil, em 2020, Portugal já contava com o MB Way, uma plataforma digital criada em 2014. No entanto, há diferenças entre os dois sistemas.

O Pix brasileiro é um sistema público, gerido pelo Banco Central do Brasil, permite transferências instantâneas entre contas bancárias durante as 24 horas do dia, não depende de um aplicativo específico e usa chaves (CPF, telefone, e-mail ou código aleatório) vinculadas à conta. Além disso, visa substituir TEDs, DOCs, boletos e até parte dos pagamentos com cartão.

Já o MB Way é um sistema privado, desenvolvido pela SIBS, empresa responsável pelos caixas Multibanco. A tecnologia funciona por meio de aplicativo e é vinculado ao número de telefone e ao cartão bancário. Além de transferências, o mecanismo permite pagamentos online, geração de cartões virtuais, saques e divisão de despesas.

Pix em Portugal vira meme

A imagem do aviso na loja do supermercado Continente, postada na última sexta-feira, 9, no X, rapidamente viralizou e gerou comentários, em tom de brincadeira, sobre Portugal ser a “Guiana Brasileira”. 

“Pernambuco em Pé, mais conhecida como Guiana Brasileira, antiga Portugal, avança dois séculos e agora passa a aceitar Pix, assim como o seu país colonizador Brasil”, escreveu um internauta. Apesar do comentário, outras publicações de brasileiros em Portugal, de fevereiro e abril, já mostravam o recebimento do Pix como meio de pagamento em outros estabelecimentos portugueses. 



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile