Início Destaque Lula lamenta a morte do papa Francisco e decreta luto por 7...

Lula lamenta a morte do papa Francisco e decreta luto por 7 dias

0

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou a morte do papa Francisco e decretou luto oficial no país por sete dias. A determinação foi publicada em edição extra no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 21. 

“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo”, declarou Lula. “O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.”

Segundo Lula, o pontífice buscou “de forma incansável levar o amor” e a “união” “onde existia o ódio”, assim como “ensinado na oração de São Francisco de Assis”. 

O petista também disse que o papa levava a “compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados”.

“Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas”, afirmou. “Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.”

Ministros lamentam a morte do papa Francisco

O Vaticano comunicou nesta manhã, às 7h35 (horário de Roma), que o pontífice “retornou à casa do Pai”. O anúncio foi feito pelo Cardeal Kevin Farrell por meio do seu canal do Telegram. Ele estava se recuperando de uma doença pulmonar.

Em edição extra do DOU, foi publicado: “É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”.

Além de Lula, ministros de Estado também lamentaram a morte do pontífice nas redes sociais. Os integrantes do alto escalão elogiaram a trajetória do líder religioso.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, definiu o papa como “luz eterna” e um “um grande defensor do acesso gratuito à saúde”. “Que sua luz continue a iluminar os caminhos da Igreja”, escreveu.

O titular da Casa Civil, Rui Costa, disse que “todo o mundo chora a morte do Papa Francisco”, um “homem simples e de gestos grandiosos”. “Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno”, afirmou.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também se pronunciou: “O dia começa triste com a partida do papa Francisco, nosso compatriota latino-americano que pautou sua vida na construção de uma Igreja mais acolhedora, amorosa e de olhos voltados aos mais humildes, como ensinou Jesus”. 

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também se pronunciou: “O dia começa triste com a partida do papa Francisco, nosso compatriota latino-americano que pautou sua vida na construção de uma Igreja mais acolhedora, amorosa e de olhos voltados aos mais humildes, como ensinou Jesus”. 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, declarou ter recebido com “profundo pesar” a notícia. “Um líder espiritual que marcou o mundo com sua fé, humildade e compromisso com os mais vulneráveis”, destacou. 

“Seu legado de compaixão, diálogo e paz permanecerá entre nós”, disse. “Que Deus o receba de braços abertos e conforte o coração de todos que sofrem com essa perda.”



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile