Início Geral Arcebispo de São Paulo celebra missa em honra ao pontífice

Arcebispo de São Paulo celebra missa em honra ao pontífice

0

A Arquidiocese de São Paulo lamentou oficialmente a morte do papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 21, em Roma, na Itália. O cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo da capital paulista, anunciou a celebração de uma missa em sufrágio do pontífice às 12h, na Catedral da Sé.

A Arquidiocese vai abrir a cerimônia ao público. Além disso, antes da missa, às 11h, Dom Odilo deve falar com a imprensa em entrevista coletiva no mesmo local.

Em nota, a Arquidiocese expressa “profundo pesar” pelo falecimento do chefe da Igreja Católica. Como resultado, ela convoca “todo o Povo de Deus” a se unir em oração pelo descanso eterno de Francisco.

A missa será o primeiro ato público da Igreja na capital paulista depois do anúncio da morte do pontífice. A Arquidiocese deve divulgar novas informações em breve.

Vaticano entra em luto oficial

O Vaticano inicia o ritual de despedida do papa Francisco. Com a confirmação da morte do pontífice, a Igreja Católica entre no período de luto oficial, enquanto prepara o funeral e organiza o Conclave para a escolha do novo bispo de Roma.

A missa exequial vai ocorrer na Basílica de São Pedro. Nesse sentido, o corpo será conduzido em procissão liderada pelo carmelengo, à vista dos fiéis. Chefes de Estado e de governo já confirmaram presença no evento.

Nos dias seguintes à missa de exéquias, o Vaticano celebrará os tradicionais “novendiales” — missas em intenção da alma do papa. Os cardeais convocarão o Conclave paralelamente e definirão a data da eleição do novo pontífice.

Ainda em vida, Francisco atualizou o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, o manual litúrgico que regula os funerais papais. As autoridades devem seguir à risca as novas diretrizes, implantadas entre abril e novembro de 2024, depois da morte do papa.



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile