As inscrições para o Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025 foram prorrogadas. Agora, escolas e alunos da rede pública estadual podem se inscrever até o dia 7 de abril, de forma totalmente online.
O Prêmio Estadual de Educação Fiscal tem como objetivo reconhecer e incentivar iniciativas que promovam a reflexão sobre o papel social dos tributos, ao mesmo tempo em que estimulam o aprimoramento das habilidades de escrita e argumentação dos alunos. Além disso, a premiação visa ampliar a compreensão da sociedade sobre a relevância da fiscalização e a importância da transparência na gestão dos recursos públicos.
O concurso é coordenado pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE-PI), formado por membros da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria da Educação (Seduc) e da Receita Federal e será realizado em todas as regiões do Piauí.
O Prêmio de Educação Fiscal é destinado a alunos dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública estadual e será dividido em duas categorias: Escolas e Alunos.
Escolas
Na categoria Escolas, as escolas públicas estaduais deverão enviar projetos que abordem temas relacionados à Educação Fiscal, como a relevância dos tributos, a gestão dos recursos públicos, o controle social, a luta contra a sonegação fiscal, entre outros.
Nesta categoria, os três melhores projetos selecionados serão contemplados com o Troféu Prêmio Estadual de Educação Fiscal e a seguinte premiação:
4º ao 10º lugar: Menção honrosa
Alunos
Na categoria Alunos, os estudantes do Ensino Médio, com a orientação de professores, deverão elaborar redações dissertativas-argumentativas com o tema: “Educação Fiscal: uma questão de cidadania”.
Nesta categoria, as três melhores redações selecionadas serão contempladas com o Troféu Prêmio Estadual de Educação Fiscal e a seguinte premiação:
Do 1º ao 10º lugar: cada aluno (1 smartphone) e professor-orientador (1 smartphone)
Obs.: o professor-orientador receberá apenas uma premiação, mesmo que tenha mais de um aluno premiado.
Confira o edital.
Acesse o formulário de inscrição da categoria escola/projeto clicando aqui.
Acesse o formulário da categoria aluno/redação clicando aqui.