A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, participará de ações conjuntas com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O objetivo é o fortalecimento do controle interno nos municípios. A parceria foi firmada nesta terça-feira (1º), durante reunião, na sede do TCE, em Teresina.
Para o presidente do TCE, o conselheiro Kennedy Barros, esse é o começo de uma ampla parceria. “A CGE e o TCE, dois órgãos importantes podem e devem dar sua contribuição para uma administração proba, justa e eficiente. Nesta lógica, a parceria está nascendo forte e muitas ações conjuntas serão concretizadas. Vamos vibrar com o crescimento do Piauí e de todos os municípios com controle interno e externo bem eficientes”, declarou.
A controladora-geral do Estado, Amparo Esmério destacou a importância de levar capacitações para os municípios piauienses. “Firmar essa parceria com o controle externo é importante para a formação dos controladores quanto à despesa pública e todas as ações relacionadas, mas principalmente para fortalecer a gestão municipal com práticas eficazes e eficientes para a administração pública.”, afirmou a controladora.
Participaram da reunião, o presidente do Tribunal, conselheiro Kennedy Barros; a controladora-geral do Estado, Amparo Esmério; o diretor da Unidade de Controladoria da CGE, Kilmer Távora; o diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento da CGE, Décio Moura; e a diretora Executiva da Escola de Contas do TCE, Valéria Leal.
Apoio para a criação do Conselho Estadual de Controle Interno
Durante a reunião, a CGE também apresentou ao conselheiro Kennedy Barros, a proposta de criação de um Conselho Estadual de Controle Interno, uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que reunirá representantes do Poder Executivo Estadual, do Poder Executivo Municipal e do Poder Legislativo Municipal.
O objetivo é fortalecer o Sistema de Controle Interno do estado e dos municípios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos municípios e do estado.
“Levamos essa proposta ao TCE solicitando o apoio daquela instituição na criação do Coneci-PI com o propósito de fortalecer o sistema de controle interno do estado e dos municípios. Será um meio de compartilharmos as boas práticas por meio de capacitações, estudos e diretrizes para aperfeiçoar as unidades de Controle Interno. Isso já vem acontecendo em outros estados e pretendemos implantar no Piauí”, ressaltou Décio Moura, diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento da CGE.