Palestra “Ética no serviço público e segurança da informação” (Foto: Ascom IPMT)
Na manhã desta quinta-feira (24), os colaboradores do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT), participaram de uma palestra com o tema “Ética no serviço público e segurança da informação”. O evento, realizado na sede do Instituto, foi conduzido pelo diretor de Investimentos do IPMT, José Veloso, e pelo programador Edmilson Machado.
Durante a abertura, José Veloso destacou a relevância do conhecimento e aplicação do Código de Ética do IPMT por parte dos servidores do Instituto. “Os riscos éticos estão presentes em todos os setores da administração pública. Por isso, é essencial que os servidores compreendam e incorporem as normas éticas no cotidiano profissional, atuando sempre com responsabilidade, transparência e zelo pelo interesse público”, pontuou o diretor.
Veloso reforçou ainda que a conduta dos servidores deve estar alinhada aos princípios da administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. “As relações no ambiente de trabalho devem ser pautadas pela cortesia, respeito mútuo e espírito de equipe, com comportamento que reflita os valores institucionais do IPMT”, acrescentou.

Diretor de Investimentos do IPMT, José Veloso
Em seguida, o programador Edmilson Machado, abordou os princípios da segurança da informação, reforçando a importância de assegurar a disponibilidade, integridade e confidencialidade dos dados. Ele explicou que, embora a era digital facilite o acesso à informação, é fundamental saber distinguir o que deve ser compartilhado publicamente e o que deve ser restrito. “É preciso enfatizar que nem toda informação pode ser amplamente divulgada. Em alguns casos, a proteção da identidade do servidor e a preservação de processos internos exigem sigilo, sendo acessíveis apenas às partes envolvidas”, alertou.
Programador do IPMT, Edmilson Machado.
Edmilson também chamou atenção para a necessidade de políticas internas bem definidas para proteger os sistemas institucionais e preparar a equipe para lidar com possíveis incidentes envolvendo dados sensíveis. Encerrou ressaltando que “a segurança da informação é responsabilidade de todos, e a conscientização contínua é essencial para a prevenção de falhas e vulnerabilidades”.