Início Geral Aeroporto Internacional de Olímpia: obras começam em 2025

Aeroporto Internacional de Olímpia: obras começam em 2025

0

As obras do novo Aeroporto Internacional do Estado de São Paulo, em Olímpia, no interior paulista, devem começar ainda este ano. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o início do processo licitatório depende apenas da liberação de recursos orçamentários.

A cidade, que fica a 430 quilômetros da capital paulista, é conhecida como a “Orlando brasileira” em razão de seus parques aquáticos termais. O apelido reflete o sucesso turístico do município, que atrai cerca de 4,8 milhões de visitantes por ano.

Aeroporto já existe formalmente

O futuro aeroporto já existe formalmente, com registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) desde o dia 21 de março. Os Correios também já definiram o Código de Endereçamento Postal (CEP) do terminal, que ficará na Estrada Municipal OLP 382, no bairro Aeroporto.

Em outubro de 2024, o Ministério de Portos e Aeroportos publicou uma portaria no Diário Oficial da União que oficializou a federalização do espaço. Com isso, a Infraero assumiu a responsabilidade pela implantação, gestão, operação e exploração do novo terminal.

Com a inauguração prevista, o Aeroporto de Olímpia deverá se tornar o terceiro com status internacional no Estado de São Paulo. Atualmente, apenas os aeroportos de Guarulhos (Cumbica) e Viracopos (Campinas) possuem esse título.

Embora o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, tenha voos com destino a Buenos Aires, esses trechos incluem conexões internas. Assim, não se enquadram na classe de rotas internacionais diretas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Turismo impulsiona projeto aeroportuário

Facilitar o acesso de turistas é um dos principais objetivos do novo terminal. Olímpia abriga os parques aquáticos Thermas dos Laranjais e Hot Beach, dois dos mais populares do país. Recentemente, a cidade recebeu a classificação “A” no Mapa do Turismo Brasileiro, que representa o nível mais alto de avaliação no setor.

Com localização estratégica, entre os municípios de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, e próxima ao Triângulo Mineiro, Olímpia se prepara para expandir ainda mais sua infraestrutura. Atualmente, são mais de 34 mil leitos disponíveis, com a meta de atingir 40 mil até 2027.

Investimentos em turismo e infraestrutura

Além do novo aeroporto, a cidade aposta em melhorias no centro histórico e no desenvolvimento de novos equipamentos turísticos. O objetivo é diversificar as atrações e consolidar Olímpia como um destino competitivo no cenário nacional e internacional.

Com os investimentos em mobilidade, hospedagem e entretenimento, a expectativa é que o novo terminal aéreo reforce o crescimento econômico da região e amplie o fluxo de visitantes ao interior paulista.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile