A Disney anunciou nesta quarta-feira (7) que construirá um resort temático em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A nova propriedade da companhia ficará em Yas Island, que já abriga parques temáticos conhecidos mundo afora, como o Ferrari World, o SeaWorld e o Warner Bros. World.
Este será o sétimo resort da Disney no mundo. “Nossa propriedade em Abu Dhabi será o destino mais avançado e interativo do nosso portfólio. A localização do nosso parque é incrivelmente única – ancorada por uma bela orla – o que nos permitirá contar nossas histórias de maneiras completamente novas”, disse em comunicado Josh D’Amaro, CEO dos parques, experiências e produtos da Disney.
Segundo a Disney, além do parque temático, o novo resort terá acomodações temáticas, experiências gastronômicas e espaços de compras.
A novidade será totalmente desenvolvida, construída e operada pela Miral, empresa sediada em Abu Dhabi focada na criação de destinos de lazer e de entretenimento, bem como na gestão de ativos imobiliários. Porém, os Imagineers, equipe criativa e técnica da The Walt Disney Company, liderarão o design criativo e a supervisão operacional do local.

“Como nosso sétimo destino, ele surgirá de forma espetacular, combinando arquitetura contemporânea com tecnologia de ponta para oferecer aos visitantes experiências de entretenimento profundamente imersivas de maneiras únicas e modernas”, disse Robert A. Iger, o CEO da The Walt Disney Company.
O presidente da companhia completou dizendo que a Disneyland Abu Dhabi será autenticamente uma Disney, mas que se distinguirá por ser também emiradense, ou seja, nativa dos Emirados Árabes Unidos.
Além dos resorts na Flórida e na Califórnia, a Disney hoje mantém propriedades nos arredores de Paris, na França; em Hong Kong, em Xangai e em Tóquio. A divisão de parques e experiências também está por trás da Disney Cruise Line, com cruzeiros ao redor do mundo.
Investimentos bilionários
No ano passado, Josh D’Amaro havia anunciado que a divisão de parques, resorts e de cruzeiros da companhia passa por um “período de crescimento e expansão sem precedentes”.
A Disney tem colocado em prática um ciclo de projetos avaliado em US$ 60 bilhões, que compreende expansões nos parques, novos shows, paradas, restaurantes e o salto para 13 navios na linha de cruzeiros até 2031.
Isso inclui, por exemplo, a maior expansão da história do Magic Kingdom Park, o parque temático mais visitado do mundo. O projeto abrange a construção de uma nova área temática dos vilões, bem como uma área inspirada na franquia “Carros” em uma parte da Frontierland. Confira mais detalhes nesta matéria.