Início Geral com 4 mil casos, Acre decreta estado de emergência

com 4 mil casos, Acre decreta estado de emergência

0

O governo do Acre decretou, nesta quinta-feira, 9, situação de emergência em saúde pública em razão do aumento de casos de dengue. Conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado, de 2024 até a primeira semana de 2025, a administração confirmou 4.036 diagnósticos. Além disso, uma criança de 9 anos morreu em dezembro. Outros dois óbitos estão em investigação.

Ao todo, o Acre registra 6.346 casos prováveis da doença. O número é 19,3% maior que o registrado no mesmo período de 2024, com a confirmação de um óbito. No dia 8 de dezembro, o menino Felipe Mota morreu com suspeita de dengue grave em Cruzeiro do Sul, no interior acreano.

Dengue: decreto tem duração de 90 dias

O número de casos de chikungunya apresentou um crescimento ainda mais significativo, de 411,9%. Assim, passou de 59 para 302 casos prováveis. O zika vírus, por sua vez, teve um aumento de 49,5%, somando 173 casos prováveis.

O decreto busca mobilizar recursos financeiros e apoio federal para fortalecer a infraestrutura e garantir atendimento à população. A medida tem duração de 90 dias. Ela inclui treinamento de equipes e distribuição de insumos necessários para o controle do mosquito transmissor Aedes aegypti, principalmente em áreas críticas.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, explicou que a decisão se deu em razão da crescente demanda nas unidades hospitalares e da previsão de um pico de casos nas próximas semanas.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile