Um homem-bomba detonou explosivos caseiros em um banco de Kunduz, no nordeste do Afeganistão. Cinco pessoas, entre civis e agentes de segurança, foram mortas. Outros sete civis ficaram feridos, informaram autoridades locais nesta terça-feira, 11. O ataque ocorreu pouco depois da abertura da agência, às 8h35 (1h da madrugada no Brasil).
Segundo o porta-voz da polícia, Jumadin Khaksar, o agressor entrou no local e acionou os explosivos que carregava. “O comandante provincial da polícia de Kunduz trabalha com as autoridades competentes para encontrar os organizadores do ataque e levá-los à Justiça”, informou.
Grupos jihadistas intensificam ataques no Afeganistão
Desde que o Talibã retomou o poder, em 2021, grupos afegãos aliados do Estado Islâmico mantêm uma insurgência contra o regime. Autoridades afirmam ter enfraquecido os jihadistas, mas os ataques continuam.
Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do atentado. A ação, porém, seguiu o padrão de ataques promovidos por movimentos jihadistas.
Em março de 2024, o Estado Islâmico reivindicou um ataque a um banco em Kandahar, no sul do país, reduto histórico do Talibã. O regime relatou oficialmente três mortos, mas fontes de saúde apontaram até 20 vítimas.
Já em 2022, homens armados abriram fogo contra um hotel no centro de Cabul. As forças de segurança reagiram e mataram ao menos três agressores.