Início Destaque Espaço da Cidadania Digital é inaugurado em Teresina com foco em inclusão,...

Espaço da Cidadania Digital é inaugurado em Teresina com foco em inclusão, tecnologia e serviços integrados – pi.gov

0

O Governo do Estado do Piauí, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (30), o novo Espaço da Cidadania Digital, localizado no Centro Norte de Teresina. A iniciativa reúne, em um único ambiente moderno e acessível, serviços de identificação civil, atendimento digital, saúde e inovação tecnológica. O investimento total foi de R$ 3.983.289,91.

Durante a solenidade, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou a importância da estrutura como um ponto de apoio à população que enfrenta barreiras no uso da tecnologia.

“O Espaço da Cidadania Digital vai oferecer um circuito de aprendizado para quem tem dificuldade com tecnologia, com treinamentos para o uso do Gov.pi, do Piauí Saúde Digital e outros serviços. Teremos também uma lan house social à disposição da população, localizada estrategicamente ao lado da rodoviária rural, justamente para atender quem mais precisa de conectividade”, pontuou o gestor.

Foto: Ascom SSP-PI

O Espaço da Cidadania Digital abriga o Instituto de Identificação Digital, o programa Piauí Gov Tech, e centraliza atendimentos de saúde e serviços públicos digitais. Com mais de 2.043m² de área construída em três pavimentos, a estrutura é totalmente climatizada, acessível e equipada com tecnologia de ponta.

Entre os serviços oferecidos estão a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), Cadastro de Pessoa Física (CPF), suporte especializado para pessoas com deficiência (PCDs) e orientação para uso das plataformas Gov.pi e Gov.br. A população também poderá acessar o programa Piauí Saúde Digital, que já ultrapassou 2 milhões de atendimentos gratuitos por telemedicina.

Foto: Ascom SSP-PI

O diretor do Instituto de Identificação Digital, Marcelo Mascarenhas, destacou que o novo espaço é pioneiro no Piauí. “É o primeiro desse modelo no estado, localizado em um ambiente que vai revitalizar essa região do centro. Aqui nós vamos ter como primeira atividade a emissão da Carteira de Identidade Nacional, que é a porta de entrada para a cidadania digital. A partir disso, as pessoas terão acesso a outros serviços nesse mesmo ambiente”, afirmou.

Outros destaques do espaço incluem uma brinquedoteca, um auditório com 60 lugares, uma Lan House com 20 computadores e estacionamento para visitantes e servidores.

Foto: Ascom SSP-PI

“A estrutura fortalece ainda o programa Piauí Gov Tech, que conecta governo, universidades e startups para desenvolver soluções como o aplicativo Lupa App, o sistema de reconhecimento facial FacePI e o Projeto VigIA, com uso de inteligência artificial em viaturas”, finalizou Chico Lucas.

Na ocasião, foi lançada também a iniciativa Rota da Cidadania Digital, liderada pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (SIA).

Foto: Ascom SSP-PI

Álbum de fotos relacionado

Inauguração do Espaço da Cidadania Digital em Teresina

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile