A Comissão Técnica Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) se reuniu nesta terça-feira (29) para analisar novos processos de instalação de grandes empreendimentos em Teresina. O encontro teve como objetivo avaliar se os projetos estão alinhados com as diretrizes urbanas e o Plano Diretor da cidade.
Maryanne Evangelista, presidente da Comissão Técnica Multidisciplinar, ressalta que a análise técnica prévia é uma etapa fundamental para que os projetos recebam aprovação dos demais órgãos municipais e possam ser executados de forma segura e eficiente.
Entre os empreendimentos estão condomínios residenciais e supermercados. Além de impulsionar o crescimento econômico, os novos empreendimentos devem ampliar a geração de empregos diretos e indiretos, fortalecendo o mercado de trabalho local e promovendo maior dinamismo na economia de Teresina.
A equipe técnica da Semplan avalia a viabilidade de uso e ocupação territorial e o impacto urbanístico de cada proposta.
“Todo grande empreendimento gera impacto na vizinhança, interferindo no trânsito, meio ambiente, drenagem e , por isso, é tão importante a análise da Comissão Técnica Multidisciplinar, para que a comissão possa repassar as diretrizes urbanas. Por exemplo, se há necessidade de abrir uma via urbana, se vai precisar de área institucional. Essas orientações são repassadas aos empreendedores e, se for o caso, devem adequar seus projetos para seguir o processo de licenciamento junto às SDUs”, explica Pâmella Araújo, gerente de Articulação e Planejamento Urbano.