O número de mortos no desabamento da boate Jet Set, na República Dominicana, subiu para 226, disseram autoridades neste sábado, 12. O acidente aconteceu na madrugada de 8 de abril, durante uma apresentação do cantor de merengue Rubby Pérez, que também morreu no local.
“Foram 221 mortes no local do acidente e quatro em hospitais”, disse o ministro da Saúde Pública, Víctor Atallah, em entrevista coletiva. A vítima mais recente foi uma cidadã da Costa Rica, falecida neste sábado.
Na noite da última sexta-feira, 11, dezenas de pessoas prestaram homenagens no local da tragédia, com velas, flores, orações e cartazes. “Esta foi a maior tragédia que já vi na minha vida”, diz Arlenne Matos, de 47 anos. “As pessoas gritavam: ‘Tirem-me daqui, estou viva. Me ajudem!’.”
Moradora local, ela rezava, aos prantos, em um altar improvisado em frente aos destroços da boate.
🕯🇩🇴🥀 Dezenas de pessoas se reúnem junto de discoteca na República Dominicana para homenagear vítimas
O público também exige justiça para as 226 pessoas que morreram em resultado da tragédia.
Siga @sputnik_brasil pic.twitter.com/Gxw0j8KrhC
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 13, 2025
Mais de 300 socorristas participaram das buscas, durante as quais resgataram 189 sobreviventes. Arlenne relata que o acidente causou um “tremor” e uma “explosão”, mas ela só compreendeu a gravidade do ocorrido no dia seguinte.
“Foi muito doloroso”, disse ela à AFP. A mulher recorda que vários de seus parentes e conhecidos saíram da boate pouco antes do desabamento. “Deus deu a eles a chance de ter vida.”
Governo da República Dominicana cria comissão investigativa
A identificação das vítimas terminou neste sábado. “Em nenhum país do mundo são feitas 225 autópsias em 48 horas; estou falando em algo colossal”, destacou Atallah, diante de protestos de familiares que pediam agilidade na liberação dos corpos.
Ya pasaron dos días y ya son 221 fallecidos en la tragedia de Dominicana en Jetset, una de las peores de su historia. Allí también estaban 25 Venezolanos de los cuales murieron 19, la mayoría mujeres. Después de Dominicana, Venezuela es la nacionalidad con mas fallecidos 🇩🇴 🇻🇪 pic.twitter.com/Fsrjk9cJue
— Javierhalamadrid (@Javierito321) April 10, 2025
Entre as vítimas estavam dois ex-jogadores de beisebol e uma governadora local, cujos velórios já aconteceram. O velório de Rubby Pérez foi realizado na última quinta-feira, 10, no Teatro Nacional de Santo Domingo. Centenas de pessoas compareceram e cantaram as músicas do artista, como Volveré.
O governo anunciou a criação de uma comissão com especialistas locais e internacionais para investigar as causas da tragédia. O presidente Luis Abinader prometeu buscar “respostas sobre o que aconteceu, por que aconteceu, como aconteceu”.
Uma missa será celebrada neste domingo, 13, em Haina, município que faz fronteira com a capital. Abinader planeja comparecer ao evento. O prefeito de Nova York, Eric Adams, também deve comparecer. “A cidade de Nova York abriga a maior população dominicana fora da República Dominicana, e neste domingo vou viajar para a ilha”, disse ele no X.