Início Ciência e tecnologia Vida na Terra pode ter surgido a partir de materiais “mortos” no...

Vida na Terra pode ter surgido a partir de materiais “mortos” no oceano

0

Uma descoberta feita por cientistas chineses no fundo do mar pode revelar como surgiu a vida na Terra. A equipe localizou compostos orgânicos na Dorsal Índica que sugerem a existência de processos de transformação de material “morto” em seres vivos.

Tudo seria possível graças a reações químicas em sistemas hidrotermais localizados em grandes profundidades. A descoberta também pode ajudar a localizar vida em outros planetas, especialmente em Marte.

Ausência de moléculas vivas foi comprovada

Os pesquisadores responsáveis pelo trabalho explicam que, para a criação de compostos orgânicos mais complexos, é necessário a catalisação de minerais por reações de polimerização. Este processo de formação de moléculas teria permitido a evolução de compostos orgânicos simples para estruturas funcionais mais desenvolvidas, gerando a vida.

Expedição levou cientistas à dorsal oceânica (Imagem: reprodução/NIGPAS)

Sabendo que estas reações químicas são possível em sistemas hidrotermais, a equipe enviou um veículo tripulado chamado Shen Hai Yong Shi para uma expedição chamada TS-10. Ela encontrou matéria carbonácea abiótica na escala de mícrons, na crosta oceânica da Dorsal Índica Sudoeste.

A partir de diversas técnicas de espectroscopia, espectrometria e microscopia, os cientistas do Instituto Nanquim de Geologia e Paleontologia da Academia de Ciências da China (NIGPAS) conseguiram confirmar a ausência de moléculas vivas na matéria carbonácea da região. Isso provou que a origem das moléculas era abiótica. Em outras palavras, a vida surgiu a partir de materiais “mortos”. 

Leia mais

Fontes hidrotermais podem liberar carbono nos oceanos
Fontes hidrotermais criam condições para as reações químicas formadoras da vida (Imagem: Penn State, CC BY-NC-ND 2.0/Reprodução)

Descoberta pode ajudar a encontrar vida fora da Terra

  • Durante a expedição também foi identificada uma ligação entre a matéria orgânica e o produto das interações entre a água e a rocha das profundezas, especialmente a goetita.
  • Por isso, a equipe começou a estudar o papel dela na síntese da matéria carbônica local.
  • As conclusões foram descritas em um estudo publicado na revista PNAS.
  • Segundo os pesquisadores, estas descobertas também podem ajudar a encontrar matéria orgânica em outros planetas, o que também indicaria a possibilidade da presença de vida fora da Terra.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile