Estudantes indígenas da USP (Universidade de São Paulo) podem se candidatar para o Edital de Apoio a Pesquisadores Indígenas, programa que oferece recursos para a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão. As inscrições vão até o dia 10 de março.
Os projetos podem ser, por exemplo, capacitação de comunidades indígenas, realização de oficinas e participação de congressos e seminários. Vale destacar que as iniciativas podem ser de todas as áreas do conhecimento e não precisam ter como foco as realidades indígenas.
Podem se candidatar professores e estudantes de graduação e pós-graduação da USP. Veja todas as informações no portal da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).
A PRIP vai disponibilizar até R$ 15 mil por projeto. O montante pode ser usado para passagens e diárias, serviços de terceiros e aquisição de equipamentos, por exemplo. O valor total para o edital é de R$ 150 mil.
Esta é a segunda edição do programa, que tem como objetivo dar visibilidade e condições para as produções de indígenas da universidade e diversificar as matrizes científicas das pesquisas.
Uma das beneficiadas na primeira edição do programa foi Fernanda Pereira Theodoro, aluna de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU).
Ela estuda o desenvolvimento sustentável na construção de habitações indígenas e utilizou parte dos recursos para comprar materiais para testes. Além disso, o dinheiro ajudou a custear um intercâmbio em Veneza, na Itália, onde a jovem observou as soluções sustentáveis para situações de alagamento.