Início Geral ‘Toscana brasileira’ fica 185 km de São Paulo; conheça

‘Toscana brasileira’ fica 185 km de São Paulo; conheça

0

Ela é reconhecida como a cidade brasileira mais acolhedora, conforme o ranking Traveller Review Awards 2024, além de ser o terceiro município mais sustentável do país. Localizada na região da Serra da Mantiqueira, a 185 quilômetros de distância de São Paulo, São Bento de Sapucaí tem o apelido de ‘Toscana brasileira’, em alusão a um dos destinos mais cobiçados da Itália.

Fincada em um território alto e frio, São Bento do Sapucaí enquadra-se como estância climática pelo Estado de São Paulo. Isso se dá em razão do cumprimento de pré-requisitos à legislação. Sua história tem vínculo com o período do desbravamento Bandeirante. Era uma época em que os paulistas de Taubaté exploravam a Serra da Mantiqueira em busca principalmente do ouro em Minas Gerais, seguindo assim o curso do Rio Sapucaí.

Cidade brasileira antecipou a Lei Áurea

As disputas territoriais entre paulistas e mineiros marcaram desse modo os primeiros anos de ocupação. O tenente José Pereira Alves, líder entre os fazendeiros, foi o fundador da cidade, que, antes, se desenvolvera tornando-se Freguesia em 1832; Vila, em 1858, até que, em 1876, alcançou a condição de São Bento do Sapucaí.

Antes mesmo da assinatura da Lei Áurea em 1888, fazendeiros locais começaram a libertar escravos que trabalhavam em suas propriedades. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, São Bento serviu de cenário para vários e terríveis confrontos entre  paulistas e mineiros. A aspereza das lutas, no entanto, ficou no passado. Hoje, a cidade é um concorrido destino turístico entre pessoas que buscam apreciar a natureza, aventurar-se em trilhas e montanhas e, sobretudo, deleitar-se na sua gastronomia.

Um dos seus cartões-postais é a Pedra do Baú, que permite ao visitante apreciar a vista de uma altitude de 1.950 metros. No local, o turista pode fazer trilhas e escaladas, além de aproveitar um passeio de voo livre, assim como a observação de aves e rapel. A caminhada até o topo da Pedra do Baú dura cerca de 3 horas, com muitas subidas. Começa com uma trilha até o topo da base e segue por 600 degraus. Ao todo, são 4 km de intensa atividade.

Vinícolas, azeites e degustação

No quesito gastronomia, São Bento do Sapucaí surpreende. O lugar abriga, por exemplo, a Vinícola Villa Santa Maria, cujos 90 hectares recebem por volta de 55 mil turistas por ano. A fazenda reúne 70 mil parreiras que produzem vinhos de inverno. Entre os tipos estão Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah e Viognier. 

Turismo de entretenimento e negócios movimenta lucro recorde em São Paulo

Uma segunda atração é a produtora de azeites Oliq. Com mais de 10 mil pés de oliveiras, a área dá vista às plantações e ao setor dos maquinários. Há cobrança de ingresso, até porque existem pacotes com direito a degustação que inclui diversos azeites associados a bolos, frutas e pães. 

Sob influência da culinária mineira, a maioria dos restaurantes serve comida feita no fogão à lenha. Alguns dos melhores pratos reúnem dois sabores típicos da região, que são o pinhão e a truta. O acesso à cidade pode ser a partir da Rodovia Presidente Dutra, entrando em São José dos Campos e seguindo por Monteiro Lobato. Outra opção é o trajeto por Taubaté, na direção para Campos do Jordão.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile