A montadora de Elon Musk vê seus números caírem na Noruega, país onde a adoção por carros elétricos é massiva
Tudo sobre Elon Musk
A queda nas vendas da Tesla tem sido impactante até mesmo na Noruega, onde os veículos elétricos representam mais de 90% das vendas de carros novos, como informa o New York Times.
Suas vendas no país caíram 12% neste ano, e a tendência de queda também é observada em outros mercados, como Dinamarca, França, Holanda e Suécia.
No primeiro trimestre global, a Tesla teve uma queda de 13% nas vendas, com a entrega de cerca de 337 mil carros, abaixo dos 387 mil do mesmo período em 2024.
Leia mais

Obstáculos diversos para a Tesla
- A desaceleração ocorre em um momento em que o mercado de veículos elétricos cresce, mas a Tesla enfrenta desafios como a concorrência de montadoras tradicionais, que agora oferecem modelos diversificados e avançados em tecnologia.
- Modelos como o Cybertruck não atenderam às expectativas de vendas, e muitos consumidores estão esperando versões atualizadas do Model Y, como a que começou a ser entregue na Noruega em março.
- Além disso, a polarização política de Elon Musk e seu apoio a figuras de direita têm afastado alguns consumidores, principalmente na Europa, onde muitos compradores de veículos elétricos têm inclinação política mais à esquerda.
A imagem da Tesla também é prejudicada por sua abordagem controversa em relação aos direitos dos funcionários e pela negativa de firmar acordos coletivos em algumas regiões, como na Suécia.
Com a chegada de novos concorrentes como Ford, BMW e Mercedes-Benz, que prometem carros elétricos com mais autonomia e carregamento rápido, a liderança da Tesla no mercado de veículos elétricos está sendo desafiada, e a empresa pode perder sua posição de destaque.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.