Uma massa de ar de origem polar está avançando pelo Sul do país e deve causar geadas em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, em especial nas cidades mais elevadas. A previsão é de que as mudanças de temperatura devem ocorrer nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 22.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades gaúchas de Bagé e Dom Pedrito já registram temperaturas de 4 graus. Em Jaguarão, a temperatura mínima chegou a 6 graus nesta quarta-feira.
À medida que a massa de ar for avançando pelo estado gaúcho, as mínimas deverão cair ainda mais. Nas regiões mais frias do Rio Grande do Sul, as menores temperaturas devem oscilar entre 1 e 3 graus.
As áreas que estão sob aviso de geada incluem os municípios de Bagé e Pelotas, além das serras Gaúcha e Catarinense. A previsão do Inmet é que a massa de ar avance para o Paraná até sexta-feira 23.
Parte do país em atenção para chuvas fortes
Chuvas volumosas estão previstas para as regiões Sul e Sudeste nesta quarta-feira, 21, podendo variar de 30 mm a 100 mm, segundo o Inmet.
Parte da Região Nordeste já vem registrando grande concentração de chuvas desde a semana passada. Os maiores acumulados de chuva no país registrados em estações do Inmet foram justamente nesta região: Iguatu (CE), com 105,2 mm; Aracaju (SE), com 100,2 mm; Brejo Grande (SE), com 85,6 mm; e Maceió (AL), com 82,6 mm.
🥶 Uma massa de ar de origem polar que avança pelo Sul do país deve causar geada em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente nas áreas mais elevadas, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (22). pic.twitter.com/fFqOunzwmc
— INMET (@inmet_) May 21, 2025
Partes de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina devem ter chuvas intensas até o fim da semana. A Região Norte do Brasil tem aviso para chuvas intensas, com menor grau de intensidade. Entre as localidades que podem ser mais afetadas estão Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, além de áreas do Maranhão, do Piauí e do Ceará.