terça-feira, abril 1, 2025
InícioDestaqueSTF remarca o julgamento do 'núcleo 3' para 20 e 21 de...

STF remarca o julgamento do ‘núcleo 3’ para 20 e 21 de maio

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) remarcou para os dias 20 e 21 de maio o julgamento do núcleo 3. A Procuradoria-Geral da República (PGR) o acusa de tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022.

Segundo a PGR, o grupo, composto de 11 militares do Exército e um policial federal, teria planejado “ações táticas” para executar o suposto golpe e garantir a permanência do então presidente Jair Bolsonaro.

O órgão também o acusa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, envolvimento em organização criminosa armada, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado.

Na segunda-feira 17, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, liberou a denúncia para deliberação em despacho.

Além de Moraes, os magistrados Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux vão compor o colegiado que decidirá se os acusados devem se tornar réus em uma ação penal no STF.

A PGR dividiu os 34 denunciados em cinco núcleos para julgamento na Suprema Corte.

O núcleo 1 é considerado o grupo “central”. Segundo o órgão, o núcleo 2 cuidava do “gerenciamento de ações”, o núcleo 3 planejava “ações táticas”, o núcleo 4 era responsável por atos de desinformação,e o núcleo 5 lidava com o desdobramento da desinformação.

Até o momento, o STF avaliou somente o núcleo 1. A Corte deve julgar o núcleo 2 nos dias 29 e 30 de abril e o núcleo 4, em 6 e 7 de maio. O núcleo 5 ainda não tem data definida.

Moraes afirma que núcleo 1 colocou a democracia em “risco iminente”

O ministro Alexandre de Moraes afirma que o núcleo 1 colocou os Três Poderes em “risco iminente”. Ele diz que o grupo visava a “romper a normalidade do processo sucessório”.

Para o magistrado, a “ação coordenada foi a estratégia adotada pelo grupo para perpetrar crimes contra as instituições democráticas, os quais não seriam viáveis por meio de um único ato violento”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui