Aconteceu nesta terça-feira (18), a primeira etapa do Seduckathon Connect, um evento promovido para os estudantes do ensino médio da rede pública estadual vencedores do Sedukathon 2024, programa da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc). O evento de hoje, no coworking do Hub Investe Piauí, promoveu imersões estratégicas entre as equipes de alunos que participaram dos intercâmbios nos Estados Unidos e Coreia do Sul, no ano passado.
A Startup Piauí, programa do Piauí Instituto de Tecnologia, foi responsável pela realização das atividades que aconteceram durante todo o dia com os 60 estudantes e 10 professores. Na programação, dinâmicas como treinamentos de preparação para a primeira entrevista de emprego e elaboração de currículos.
“O objetivo é ajudar os alunos com a questão da empregabilidade, auxiliando a se prepararem para uma entrevista de emprego e para apresentar um pouco mais as habilidades de cada um para o trabalho em uma empresa, ou para um entrevistador, por exemplo. É uma forma de como eles podem começar a se preparar pra enfrentar o mercado de trabalho, que está chegando já para todos”, explicou o diretor presidente do PIT, Cristiano Vargas.
Em outro momento, foi feita uma atividade em nível de mentoria para ajudar os estudantes na elaboração e apresentação de projetos. “Para começarem a trabalhar em elaboração de “pitchies” (apresentação curta e objetiva sobre um negócio, produto ou oportunidade) e como utilizar técnicas para melhor apresentarem projetos tanto no sentido de negócio, quanto para validarem se o negócio faz sentido”, acrescentou Cristiano Vargas.
Nesta quarta-feira (19), acontece a segunda etapa do evento, no Blue Tree Towers, a partir das 9h. O objetivo é gerar conexões estratégicas entre as equipes de estudantes com empresários e investidores. O evento busca aproximar estudantes e investidores, promovendo um diálogo entre a comunidade escolar e o seu entorno. A programação do evento prevê, além das rodadas de negócios, a realização de palestras e exposições sobre carreira na área de tecnologia e Inteligência Artificial.
“Foi uma experiência de todo enriquecedora. Nós aprendemos muito, a como lidar com o mercado de trabalho em questão de entrevistas, de currículo, de como nós devemos nos portar frente a um empregador. Nós tivemos dinâmicas muito interativas e divertidas e foi incrível. E amanhã nós vamos ter todo o processo de falar com empresários, investidores e fazer networking e o que eu via aqui hoje vai me ajudar bastante nisso”, explicou Camile Silva, estudante do CETI Liceu Parnaibano e vencedora do Seduckathon.
O Seduckathon Connect marca também o encerramento da edição 2024 do Seduckathon. O principal objetivo é ampliar a experiência internacional adquirida pelos estudantes e impulsionar projetos desenvolvidos por eles a fim de que fiquem mais preparados para os mercados de trabalho, empreendedor ou de investimentos.