Início Destaque Sonda Parker da Nasa faz aproximação histórica do Sol; veja

Sonda Parker da Nasa faz aproximação histórica do Sol; veja

0

A sonda Parker, da Nasa, marcou nesta terça-feira, 24, um feito histórico ao alcançar a menor distância já registrada de um objeto humano ao Sol. O objetivo é, sobretudo, aprofundar o conhecimento sobre a atmosfera da estrela. Lançada em agosto de 2018, a missão de sete anos pretende desvendar alguns mistérios. Um deles é saber a origem das tempestades solares e esses fenômenos impactam as comunicações na Terra.

Às 8h53 (horário de Brasília), a sonda ficou a 6,2 milhões de quilômetros da superfície solar, distância inédita para qualquer equipamento humano. “Realizamos algo que nunca ninguém fez antes. São respostas a questões de longa data sobre o nosso universo”, afirmou o cientista do programa, Arik Posner, em comunicado.

Sonda deve enviar dados na próxima semana

A equipe espera começar a receber, nos Estados Unidos, os primeiros dados científicos nas próximas semanas. No entanto, a aproximação, conhecida como periélio, exigirá o desligamento temporário da comunicação direta com a sonda. Apenas na sexta-feira será possível confirmar o sucesso da manobra, por meio de um sinal enviado pela nave.

Além da proximidade extrema, a Parker se destaca primeiramente por sua grande velocidade. Ela viaja a 690.000 km/h, o suficiente para ir de Tóquio a Washington em menos de um minuto. Outro detalhe impressionante é o escudo térmico. O recurso suporta temperaturas de 930°C, enquanto mantém os instrumentos internos a uma temperatura estável de 29°C.

Entre as perguntas que a missão busca responder, uma se destaca. Ela quer saber principalmente porque a coroa solar, camada mais externa da atmosfera do Sol, é 200 vezes mais quente do que sua superfície. Desde os primeiros dados coletados, em 2019, a sonda já revelou o comportamento caótico da atmosfera solar, fornecendo pistas valiosas para os cientistas.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile