A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) promoveu, nesta terça-feira (29), o evento “Piauí Pelo Bem-Estar Animal”, no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Teresina. Com a participação de cerca de 400 pessoas, entre estudantes, profissionais e membros da comunidade local, o evento teve como principal objetivo discutir a proteção e preservação dos animais, tanto domésticos quanto silvestres.
A programação do evento incluiu palestras, atividades educativas, uma feira de adoção de animais resgatados, blitz de conscientização e exposições. O público presente teve a oportunidade de discutir temas como guarda responsável, combate ao tráfico de animais, maus-tratos e a importância da adoção responsável.
Feliphe Araújo, secretário de Meio Ambiente, ressaltou a importância da ação para a conscientização sobre a proteção dos animais. “A Semarh teve orgulho de realizar o Piauí Pelo Bem-Estar Animal, reafirmando nosso compromisso com a proteção animal e a educação ambiental. Foi um grande evento, em que pudemos nos aproximar ainda mais da população tratando deste tema que necessita ser debatido. Cuidar dos animais é um dever coletivo, que envolve respeito, cidadania e responsabilidade”, afirmou.
Durante o evento, especialistas como Samanta Volpato (SSP), professor Fabiano (IBAMA), José Neto (Auditor Fiscal) e Dr. Marcelo Campus (veterinário) ministraram palestras sobre o bem-estar animal e a preservação da fauna silvestre. Também foram realizados minicursos de enriquecimento ambiental para pets, utilizando materiais recicláveis, e atividades educativas para as crianças, além de exposições sobre o resgate de animais.
Uma das grandes atrações do evento foi o cadastro de adoção, com a participação de ONGs como APIPA, Casa Pet, Bruna Amores de Pata, Abrace essa Causa, Silvane e Joselma, que disponibilizaram animais resgatados para adoção responsável.
Ruth Lima, diretora de Conservação e Biodiversidade (DCBio), também destacou a relevância do evento para o fortalecimento da proteção animal no estado. “Estou muito feliz pela grande participação do público, que enriqueceu nosso evento. É fundamental que a sociedade entenda seu papel na preservação da vida animal. A DCBio, em parceria com a Semarh e diversas entidades, está comprometida em promover ações que assegurem a saúde e o bem-estar dos nossos animais”, disse.
Raíssa Rocha, protetora pela Casa Pet em Teresina, expressou sua satisfação com o sucesso do evento e a conscientização gerada. “Esse trabalho da Semarh junto à proteção, se faz muito grande, porque precisamos muito desse apoio e o governo do estado está se manifestando e participando da proteção, onde a gente precisa muito de suporte. É a partir desse evento, que as políticas públicas vão voltar a acontecer no estado do Piauí. Hoje, conseguimos mostrar a todos que cada gesto de carinho e cuidado faz a diferença”, afirmou.