O Governo do Estado inicia, nesta sexta-feira (11), em Picos, a primeira edição do projeto Diálogos pelo Piauí, com o objetivo de aproximar a gestão estadual da população e alinhar as demandas locais com o planejamento estratégico da gestão estadual. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) marca presença com uma série de ações voltadas à sustentabilidade e ao apoio técnico aos municípios da região.
Durante os dois dias de evento, no Território do Vale do Guaribas, a Semarh realizará a distribuição gratuita de três mil mudas de espécies nativas e frutíferas, incentivando a recuperação ambiental e a arborização urbana, como também consultoria técnica em licenciamento ambiental, orientando gestores e a população sobre os procedimentos e exigências legais para a regularização de empreendimentos.
Outro apoio às prefeituras será para a constituição de brigadas de incêndio florestal. Até o momento, diversos municípios já foram beneficiados com treinamentos e estruturação de suas brigadas, mas a expectativa é ampliar ainda mais estas ações. “Nosso trabalho vai muito além da formação de brigadas. Estamos construindo uma cultura de prevenção nos municípios, capacitando as equipes locais para agir de forma rápida, segura e eficiente diante das queimadas, que infelizmente ainda afetam diversas regiões do Estado. O apoio técnico da Semarh é contínuo e essa aproximação com as prefeituras, promovida pelo Diálogos pelo Piauí, é essencial para fortalecer a gestão ambiental nos territórios”, informou o coordenador de Instrução e Prevenção aos Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Jandce.
A ação em Picos envolve ainda outros 14 órgãos estaduais, com mais de 30 serviços gratuitos, oficinas, atendimentos e atividades voltadas para os 23 municípios do território. “A participação da Semarh no Diálogos pelo Piauí é fundamental para estreitar o relacionamento com os municípios e fortalecer as políticas ambientais em todo o Estado. Queremos apoiar as gestões locais e a sociedade civil com conhecimento técnico e ações práticas de preservação”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo.
O encerramento do evento, no sábado (12), contará com uma plenária conduzida pelo governador Rafael Fonteles, reforçando o compromisso do governo com a escuta ativa da população. O projeto Diálogos pelo Piauí vai percorrer, até o fim de 2025, os 12 territórios de desenvolvimento do estado, promovendo uma gestão mais participativa e conectada com as reais necessidades dos piauienses.
Programação:
Sexta-feira (11)
8h às 17h – Feira de Serviços
Local: Complexo Esportivo da Cohab
Sábado (12)
8h às 13h – Feira de Serviços
Local: Complexo Esportivo da Cohab
8h às 12h30 – Oficinas de Planejamento Participativo
Local: UFPI Picos
14h às 17h – Plenária com o governador
Local: Espaço Versalhes