Início Destaque Sead amplia Sistema Gestor e avança na modernização de procedimentos administrativos

Sead amplia Sistema Gestor e avança na modernização de procedimentos administrativos

0

A Secretaria da Administração (Sead) avança na gestão e está investindo na modernização dos procedimentos administrativos para garantir uma melhor produtividade e aplicabilidade de recursos voltados para a otimização de resultados. Dentro dessa abordagem, desenvolveu o Sistema Gestor, uma ferramenta baseada nas técnicas mais modernas de gestão que assessora no gerenciamento de projetos e acompanhamento das ações do planejamento estratégico e cumprimento das metas de governo.

O Sistema Gestor já está em pleno funcionamento na Sead e agora está sendo disponibilizado para outras secretarias. Entre as que já aderiram estão as secretarias de Segurança, Inteligência Artificial (SIA), de Governo (Segov) e Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

“Isso representa uma modernização dos processos internos e faz parte da transformação digital do Governo do Estado. É um sistema que adota novas tecnologias e sistemas que agilizam a tramitação de documentos e facilitam a comunicação entre as diferentes áreas dos órgãos, contribuindo para uma maior transparência nas decisões administrativas”, explicou Ubaldo Júnior, diretor do Núcleo Estratégico de Tecnologia e Governo Digital da Sead.

De acordo com o diretor, o Sistema Gestor é uma prática inovadora de gestão baseada em dados e permite uma análise detalhada do progresso das metas, alinhadas com os compromissos de governo e planejamento estratégico da Sead. “Esse sistema surgiu da necessidade de padronizar os processos e ter entendimento do que a Sead vem avançando em suas práticas e entregáveis. Já disponibilizamos o sistema para algumas secretarias e a ideia é ampliar em breve para todo o Estado”, destacou.

Gestão orientada a resultados

Ainda dentro da modernização de procedimentos, a Sead está investindo cada vez mais na gestão administrativa com práticas que não apenas transformam a maneira como a secretaria opera internamente, mas também como interage e atende às necessidades da comunidade, demonstrando um compromisso com a inovação, a transparência e a eficácia na gestão pública.

Um exemplo disso é o Avalie!, um plano de gestão de avaliação da qualidade e satisfação dos serviços públicos. Com a implantação desse sistema de avaliação digital a Sead passou a monitorar a satisfação dos usuários dos serviços digitais disponíveis na plataforma GovPI. Até o final de 2024 foram registradas mais de 80 mil avaliações abrangendo 44 serviços diferentes.

“Estamos começando também a usar o Avalie! nos atendimentos realizados nos Espaços da Cidadania para medir o nível de satisfação do usuário. Com a implementação de sistemas informatizados e plataformas online, a secretaria conseguiu agilizar os processos, reduzir custos e melhorar a eficiência no atendimento aos cidadãos”, destacou o superintendente de Gestão Administrativa da Sead, Pedro Alexandre Cabral.

Outra importante ação são os monitoramentos de procedimentos relacionados ao planejamento estratégico da secretaria, com a implantação do Ciclo de Execução de Metas (CEM), uma metodologia de gestão orientada a resultados onde cada diretoria tem suas áreas com seus respectivos entregáveis por meta e utilizando técnicas modernas de gerenciamento de projetos. “Realizamos a gestão de indicadores com ferramentas de software, como Power BI, utilizadas para monitoramento, coleta e visualização de dados em tempo real, facilitando o acompanhamento contínuo dos indicadores para o cumprimento dos objetivos estratégicos da Sead”, detalhou o superintendente.

Além disso, a Sead também está investindo em capacitações com o objetivo de formar gestores para uma administração ainda mais ágil e direcionados especificamente para tratar das ações estratégicas e com as seguintes temáticas: metodologia SCRUM, liderança ágil e PDCA. 

“Com esta iniciativa, buscamos capacitar nossos gestores para tornar a administração do Estado do Piauí mais eficiente e transparente, é um exemplo claro de como a adoção de tecnologias avançadas e metodologias de gestão estratégica pode transformar a administração pública, promovendo uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da sociedade”, finalizou Samuel Nascimento, secretário da Sead.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile