Início Política PSB diz que regime de Nicolás Maduro viola ‘direitos humanos’

PSB diz que regime de Nicolás Maduro viola ‘direitos humanos’

0

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, criticou a condução das eleições na Venezuela e denunciou o que chamou de “violações dos direitos humanos e democráticos cometidas pelo regime chavista” de Nicolás Maduro.

A declaração foi dada depois dos protestos no país desde segunda-feira 29, em que derrubaram mais uma estátua de Hugo Chávez. Durante os confrontos com a polícia venezuelana, pelo menos seis mortes foram registradas. População pede “liberdade” depois do anúncio de reeleição do ditador Nicolás Maduro.

Em entrevista à CNN, Siqueira classificou o processo eleitoral venezuelano como uma ditadura de Nicolás Maduro. “É mesmo uma ditadura e o retrato mais cruel está estampado nos semáforos de várias cidades latino-americanas e brasileiras, ou seja, centenas de venezuelanos pedindo esmolas nos sinais de trânsito”, disse.

Siqueira destacou que o ditador da Venezuela “persegue adversários políticos” e que “seria impossível imaginar um regime autoritário realizar eleições livres, transparentes e democráticas”.

Reação do PT contrasta com a do PSB sobre ditadura de Nicolás Maduro

As críticas do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, contrastam com a nota publicada nesta segunda-feira, 29, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a vitória de Nicolás Maduro.

O PT reconheceu a vitória do ditador da Venezuela e saudou o povo do país pelo processo eleitoral, considerado uma “jornada importante, democrática e sóbria”.

“Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”, escreveu a sigla, por meio de comunicado.

O partido também disse que “seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.

Desde as eleições de domingo, 28, vários países manifestaram incerteza sobre o resultado que mostra Nicolás Maduro reeleito. A oposição venezuelana alega que houve fraude nas eleições.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile