A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) e todas as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) realizaram, nesta terça-feira (6), uma reunião técnica para alinhar melhorias no sistema Construa Fácil, plataforma digital da Prefeitura de Teresina voltada ao atendimento das demandas da construção civil.
Durante o encontro, o analista de requisitos da Prodater, Luiz Henrique, explicou que a empresa passou a ser responsável pela manutenção e evolução do sistema, anteriormente desenvolvido por empresa contratada pela Secretaria Municipal de Finanças (SEMF). “A Prodater agora está à frente do desenvolvimento do sistema e ouvindo ativamente os usuários para implementar correções e melhorias”, destacou.
Foi discutida ainda a importância de fortalecer a comunicação entre os órgãos envolvidos no processo, como SEMF, SEMAM e todas as SDUs, para garantir maior integração, agilidade e eficiência na gestão da ferramenta.
O superintendente da SDU Centro, José Hamilton, reforçou a importância do diálogo técnico entre as equipes e da participação ativa dos usuários. “Essa aproximação com a Prodater é essencial para que o sistema reflita, de fato, a realidade de quem o utiliza diariamente. Estamos dispostos a colaborar no que for preciso para que o Construa Fácil evolua”, afirmou.
O sistema Construa Fácil, disponível no site da Prefeitura de Teresina, proporciona a desburocratização do processo de pedido para construção de imóveis na capital. Ele não se limita apenas à emissão de alvarás, mas integra funcionalidades como o licenciamento, acompanhamento e regularização de obras. O sistema já contempla também o Habite-se, ampliando os serviços oferecidos ao cidadão por meio de uma única plataforma.