Foto: Jailson Soares/SEMCOM
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, fez dois anúncios relacionados à segurança pública em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (26), a realização de concurso da Guarda Civil Municipal (GCM)e a extinção do Gabinete Militar da Prefeitura (GAMIL).
Ao falar sobre a extinção do GAMIL, Silvio esclareceu a razão que motivou a decisão. ‘’Vamos garantir segurança ao patrimônio público com a criação da Secretaria de Segurança Pública, vamos extinguir o Gabinete Militar da Prefeitura. Ele é redundante e é preciso reduzir despesas para aumentar investimentos na educação e saúde. Isso é prioridade, então onde tiver despesas que possam ser reduzidas, será feito’’, disse o prefeito.
Como consequência, o prefeito anunciou a realização de concurso para a Guarda Municipal. ‘’A consequência disso é que será aberto um concurso para a Guarda Civil Municipal, que tem um novo perfil aprovado pelo STF, e naturalmente garantir para o cidadão uma prestação de serviço mais eficiente que hoje eles não têm e reclamam, com razão’’, destacou Silvio.
A intenção é dobrar o efetivo atualmente disponível da Guarda Municipal. Com isso, a prefeitura busca garantir segurança para o cidadão teresinense e reafirma o seu compromisso no combate à criminalidade.