Início Destaque Picos se prepara para reforçar controle sanitário na feira de animais –...

Picos se prepara para reforçar controle sanitário na feira de animais – pi.gov

0

O fortalecimento das ações de fiscalização e controle sanitário na feira de animais de Picos foi o foco de uma pauta considerada estratégica pelas autoridades estaduais e municipais. A proposta é firmar uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e a Prefeitura Municipal de Picos, para regulamentar com mais rigor a entrada e a saída de animais no estabelecimento.

Segundo o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, um dos principais objetivos é garantir a rastreabilidade dos rebanhos por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA), ferramenta essencial para manter o Piauí na zona livre de febre aftosa sem vacinação. O trânsito de animais é um dos pontos críticos na vigilância sanitária e o controle eficaz é fundamental para impedir a reintrodução de vírus ou a disseminação de doenças.

Exemplos bem-sucedidos já foram registrados nas feiras de Paulistana e Jaicós, que estão regularizadas junto à Adapi. Nesses municípios, os próprios produtores emitem a GTA por meio do sistema digital Sidapi, garantindo agilidade e segurança no transporte dos animais.

“Agora, iniciamos esse mesmo processo em Picos, em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, para reforçar a vigilância e o controle sanitário nos eventos pecuários com aglomeração de animais”, explicou Idílio Moura.

A feira de Picos tem grande importância econômica, movimentando rebanhos locais e de mais de 45 municípios de estados vizinhos, como Ceará e Pernambuco. Para João Rodrigues, diretor-geral da Adapi, o objetivo é claro: “Esperamos que em breve a feira esteja cadastrada no Sidapi e que os produtores passem a emitir a GTA normalmente. Isso vai garantir a segurança sanitária e o bom funcionamento do evento”, disse.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile