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PGE alcança recorde de um milhão de digitalizações do acervo documental – pi.gov

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O Projeto PGE Digital alcançou uma marca relevante no processo de digitalização do seu acervo documental e bibliográfico: um milhão de páginas. O número foi alcançado em um período de dois anos e cumpre com um dos objetivos da Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) na atual gestão, que é de liberar todo o arquivo em papel físico e deixar tudo de forma digital.

Ao todo, estima-se que o acervo tenha pelo menos seis milhões de páginas entre documentos e processos das mais diversas ordens. Dessas, um milhão passa a não mais existir, dando lugar ao armazenamento digital, uma das metas da PGE em seu planejamento estratégico alinhada com o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT).

Segundo o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Victor Lima, alcançar esse número mostra o quanto a PGE está engajada com objetivos do Governo do Estado, que é tornar o Piauí a federação mais digital do país e melhorar também seu modo operacional para consultas e pesquisas.

“Assim como quando alcançamos 500 mil digitalizações foi um marco, chegarmos a um milhão assegura a competência da nossa equipe no setor. Isso é fruto de um trabalho que começou em 2019, mas foi oficializado com o Projeto PGE Digital em 2023, na nossa atual gestão. Seguimos alinhados com os planos do governador Rafael Fonteles sobre tornar nosso Estado o mais digital do Brasil”, reiterou Victor.

Fundamental nesse processo, Érica Raquel, que coordena o Setor de Digitalizações, celebra o feito e reafirma a principal finalidade do projeto, que é melhorar cada vez mais a eficiência dos trabalhos na instituição.

“A digitalização de um milhão de páginas nesse curto período representa um avanço para a PGE-PI. Demonstra o comprometimento da gestão na modernização e melhoria da eficiência. Tendo em vista, que a digitalização de documentos no setor público possibilita a redução do tempo de busca por esses documentos e facilita seu acesso. O uso dos recursos humanos da Procuradoria possibilitou redução do custo de mão de obra e aproveitamento da força de trabalhos dos servidores”, completou a servidora.

Érica Raquel comanda a equipe de do Projeto “PGE Digital”. (Foto: Diego Veloso)

A equipe de digitalização conta atualmente com 10 servidores, com destaque para Suely de Carvalho, responsável por 25% de tudo que já foi digitalizado até o momento. A expectativa é que, em até dois anos, o Projeto PGE Digital atinja a totalidade de digitalizações de todo o seu acervo.

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