Início Destaque Oposição protesta sobre denúncia de ‘quentinhas vazias’ do Cozinha Solidária

Oposição protesta sobre denúncia de ‘quentinhas vazias’ do Cozinha Solidária

0

Deputados da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva protestaram na última terça-feira, 11, contra denúncias de irregularidades no programa Cozinha Solidária, administrado pelo Poder Executivo. Parlamentares levaram marmitas de alumínio à tribuna da Câmara e gritaram em coro “quentinhas vazias” em alusão ao caso.

A manifestação foi conduzida pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que criticou o presidente Lula e chamou de hipocrisia seu discurso sobre alimentação. “Sempre mentiu sobre comida no Brasil, sempre”, afirmou Bilynskyj.

“O povo reclama do preço dos alimentos, da inflação, do impacto da alta do dólar, do café a preço de ouro… Lula prometeu picanha e não sobrou nada, não tem dinheiro nem para comprar abóbora”, disse Paulo Bilynskyj (PL-SP) no plenário da Câmara dos Deputados.

Jornal constata fraude nas “quentinhas”

O programa das “quentinhas”, criado para fornecer refeições subsidiadas à população, enfrenta acusações de fraude. Segundo reportagem do jornal O Globo, as entidades responsáveis por produzir e distribuir as marmitas não cumpriram suas funções. Além disso, os endereços visitados como locais do serviço não trabalhavam com alimentos.

Diante das denúncias, o Ministério do Desenvolvimento Social acionou a Rede Federal de Fiscalização de Programas vinculados ao Cadastro Único. O núcleo atua em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Polícia Federal e outros órgãos de controle.

Ministros de Estado são obrigados a responder pedidos de informação enviados pelas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado. Caso haja recusa, podem ser enquadrados por crime de responsabilidade.

Protesto na Câmara

Durante o protesto na Câmara, Bilynskyj afirmou que “R$ 5 milhões não foram para lugar nenhum”. “A quentinha que deveria estar alimentando os pobres de São Paulo simplesmente não foi entregue”, criticou o deputado. “Prestem atenção da próxima vez que esses caras [governistas] falarem que estão ajudando os pobres, que estão alimentando a população, por que é tudo mentira”.

Ele também questionou a participação de organizações não governamentais (ONGs) ligadas a assessores parlamentares da esquerda. “ONG que contrata outra ONG e, no final, sabe o que forneceram? Nada”, acusou.

Veja o protesto completo no vídeo abaixo (de 4h40min37s a 4h48min50s):

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile