Início Destaque Oposição chama cassação de Carla Zambelli de ‘perseguição’

Oposição chama cassação de Carla Zambelli de ‘perseguição’

0

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) de cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) gerou reação da oposição, que classificou a medida como “perseguição política”. A cassação ocorreu nesta quinta-feira, 30.

O tribunal alegou abuso de poder político e disseminação de desinformação durante as eleições de 2022. A decisão foi acatada por 5 votos contra 2.

Zambelli foi eleita por 946 mil eleitores paulistas nas eleições de 2022. Com a decisão, ela fica inelegível por oito anos, mas a sentença ainda não é definitiva, pois cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar da cassação pelo TRE-SP, ela pode continuar exercendo seu mandato até o julgamento final no TSE. Aliados afirmaram que “aproximadamente 1 milhão de cidadãos paulistas podem ter seus votos jogados no lixo”.

Deputados do PL criticam decisão contra Zambelli

Entre os políticos do Partido Liberal (PL), o deputado Eduardo Bolsonaro (SP) manifestou indignação, ao afirmar que a decisão “reforça a polarização e perseguição à direita ao dar como desculpa ‘disseminação de fake news‘”.

“O que o povo dá só ele deveria poder tirar, ainda que indiretamente através de votação dos seus representantes eleitos”, completou Eduardo.

A deputada Bia Kicis (PL-DF) classificou a medida como “absurda” e afirmou que a ação ignora a vontade expressa pelos eleitores. “Afinal de contas, de que adianta o povo votar e eleger e a Justiça cassar baseada em narrativas não previstas em lei?”, indagou a parlamentar.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também se pronunciou. “Quase um milhão de cidadãos paulistas podem ter seus votos jogados no lixo porque sua candidata emitiu opiniões”, afirmou. “Infelizmente, a democracia brasileira tem vivido tempos sombrios. Meu total apoio à Zambelli. Estou na torcida para que essa decisão seja revista.”



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile