Início Ciência e tecnologia Novas imagens da Nasa ajudam a entender formato de buracos negros

Novas imagens da Nasa ajudam a entender formato de buracos negros

0

Apesar do nome, os buracos negros costumam aparecer envoltos em redemoinhos brilhantes de matéria chamados de “corona”. A corona é a região de plasma em movimento que faz parte do fluxo de matéria atraída para dentro do buraco negro.

O formato, a natureza e o papel das coronas na alimentação dos buracos negros tem intrigado os cientistas há tempos, mas imagens da missão IXPE (Imaging X-ray Polarimetry Explorer) da Nasa podem ajudar a desvendar estes mistérios. O estudo foi publicado no The Astrophysical Journal.

“Os cientistas há muito especulam sobre a composição e geometria da corona”, disse Lynnie Saade, pesquisadora de pós-doutorado no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama, autora principal das novas descobertas. “É uma esfera acima e abaixo do buraco negro, ou uma atmosfera gerada pelo disco de acreção, ou talvez plasma localizado na base dos jatos?”

A observação de 12 buracos negros demonstra que a corona costuma se estender na mesma direção do disco de acreção – os redemoinhos de gás e detritos através dos quais os buracos negros se alimentam – e descarta a possibilidade de que a corona tenha o formato de um poste de luz pairando sobre o disco.

Os dados também apontam que a geometria do disco de acreção costuma ser similar mesmo em buracos negros de diferentes massas.

Segundo o astrofísico Marshall Philip Kaaret, principal pesquisador da missão IXPE, isso é surpreendente porque a maneira como os dois tipos são alimentados é completamente diferente. “Buracos negros de massa estelar arrancam massa de suas estrelas companheiras, enquanto buracos negros supermassivos devoram tudo ao redor deles”, explicou.

As descobertas podem ajudar a entender mais sobre os buracos negros de massa estelar (que costumam ter massa de aproximadamente 10 a 30 vezes a do Sol) e sobre os buracos negros supermassivos (que tem massa de milhões a dezenas de bilhões de vezes maior que o Sol) também.

Astrônomos investigam por que buracos negros têm “batimento cardíaco”

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile