Início Destaque Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa realiza palestras e exposição artística em alusão...

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa realiza palestras e exposição artística em alusão ao Maio Laranja – pi.gov

0

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), por meio do Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS), promoveu, entre os dias 21 e 23, uma série de atividades alusivas à campanha Maio Laranja, voltada à conscientização e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Referência estadual, o SAMVVIS acolhe vítimas de Teresina e também de municípios do interior do Piauí. Em 2024, o serviço registrou 637 atendimentos.

Foto: Ascom NMDER

Com o tema “Maio Laranja: Conscientização e Prevenção em Foco”, a programação do evento incluiu três dias de palestras educativas voltadas a profissionais da saúde, assistência social, segurança pública e usuários da maternidade. Entre os temas abordados, estiveram os protocolos de atendimento às vítimas, profilaxia pós-exposição, entrega voluntária em casos de gestação decorrente de estupro e sinais de alerta de abuso em crianças e adolescentes.

Foto: Ascom NMDER

Para a coordenadora médica do SAMVVIS, Manuela Gonçalves, a iniciativa é fundamental para romper o ciclo de silêncio e garantir uma rede de acolhimento e proteção. “Falar sobre o abuso sexual ainda é um desafio, mas é justamente o silêncio que perpetua essa violência. A campanha do Maio Laranja nos dá a oportunidade de informar, acolher e reforçar o compromisso da maternidade com a proteção das crianças, adolescentes e mulheres que passam por aqui todos os dias”, afirmou.

Foto: Ascom NMDER

Marta Campelo, psicóloga do Hospital João Luís Morais, de Demerval Lobão, destacou que a semana de palestras tem sido fundamental para compreender melhor questões relacionadas ao tratamento e acolhimento de vítimas de violência, além de sua aplicação no ambiente hospitalar.

“Participar desse momento foi transformador. A troca de experiências com outros profissionais foi essencial. Mesmo atuando em contextos diferentes, lidamos com situações muito semelhantes no dia a dia hospitalar, especialmente quando se trata de violência infantil. Esse espaço de escuta, aprendizado e compartilhamento foi fundamental para ampliar nosso olhar e nos fortalecer como rede de apoio. Com certeza, volto para o hospital levando mais conhecimento, mais preparo e mais sensibilidade para lidar com essas situações”, destacou.

Foto: Ascom NMDER

Exposição

Integrando a programação, a NMDER recebeu a Exposição Antídoto, realizada em parceria com a Galeria Terra Siena. A mostra artística apresenta obras que expressam a dor e o impacto do abuso sexual, mas também transmitem uma mensagem de esperança, superação e possibilidade de reconstrução da vida.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile