Reunião estratégica para o período das queimadas (Foto: Ascom Semdef)
Em ação estratégica de preparação para o período mais crítico de estiagem, representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro, por meio do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), estiveram reunidos, nesta terça-feira (15), para alinhar e fortalecer a atuação conjunta na prevenção e mitigação dos impactos causados pelas queimadas em 2025.
O encontro contou com a presença do secretário municipal de Defesa Civil, coronel Nunes; do secretário estadual de Defesa Civil, Nerinho; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo e do comandante do 2º BEC, coronel Magalhães, além de outras autoridades civis e militares. Durante a reunião, foi destacada a importância da união entre os poderes municipal, estadual e federal para garantir uma resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência.
“O nosso foco é salvar vidas. Sabemos que este será um ano bastante desafiador em relação à seca, por isso, estamos nos antecipando para agir com eficiência. A parceria com o Exército é essencial para mobilizarmos recursos e estruturas sempre que necessário”, ressaltou o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Nunes.
O comandante do 2º BEC, coronel Magalhães, também reforçou a importância da cooperação integrada. “Essa articulação entre a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o Exército é fundamental. Trabalhar de forma conjunta potencializa nossa capacidade de resposta e fortalece as ações preventivas no estado e no município de Teresina, que são o caminho mais eficaz para reduzir os danos em momentos críticos”, afirmou.
A reunião foi classificada como preventiva e teve como foco a construção de estratégias antecipadas para minimizar os impactos das emergências provocadas pelas queimadas e pela estiagem. A atuação conjunta com o Exército, sobretudo em áreas de difícil acesso e em situações que exijam apoio logístico especializado, é considerada fundamental no fortalecimento da Defesa Civil, tanto municipal como estadual, durante o período mais seco do ano.