Início Geral Massa de ar polar provoca frio intenso e risco de neve no...

Massa de ar polar provoca frio intenso e risco de neve no Sul

0

Até o final desta semana, os três estados do Sul do Brasil deverão permanecer em regime de atenção devido à combinação de uma frente fria com uma intensa massa de ar polar. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno provoca chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo, além de um expressivo declínio nas temperaturas.

A partir desta segunda-feira, 26, as instabilidades se concentram no Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões oeste e noroeste. Nesta terça-feira, 27, o avanço da frente fria deve provocar tempestades severas na Campanha Gaúcha, no centro-sul e na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Sul com mínimas próximas de zero grau

Na quarta-feira 28, a chegada da massa de ar frio vai refletir na queda acentuada das temperaturas em todo o Sul do país. As mínimas devem ficar próximas de zero grau. A previsão aponta formação de geada ampla e intensa na sexta-feira 30, sobretudo nas serras e no norte do Rio Grande do Sul. Além disso, Santa Catarina e Paraná devem sentir o efeito da natureza.

O frio se espalha também para parte do Sudeste, Centro-Oeste e até do Norte do país. Capitais como São Paulo, Campo Grande, Cuiabá e até Rio Branco (AC) devem registrar forte queda nas temperaturas, com máximas até 13°C mais baixas em relação ao início da semana.

Primeira friagem do ano chega ao Norte

O fenômeno marca a primeira friagem de 2025, quando o ar polar avança até a Região Norte. Em Cuiabá, a previsão indica redução da máxima de 34°C na terça-feira 27 para apenas 21°C na quinta 29, um dos menores registros para maio.

O Inmet também alerta para possibilidade de neve entre quarta 28 e quinta-feira 29 nas serras gaúchas, catarinenses e no sul do Paraná. A chance é maior em áreas de mais altitude, com temperaturas entre 2°C e -2°C combinadas com altos índices de umidade.

De acordo com o Climatempo, a massa de ar frio deve manter as temperaturas abaixo da média até o fim do mês em boa parte do país. Além da neve e da geada no Sul, cidades do Sudeste e do Centro-Oeste podem enfrentar madrugadas geladas e sensação térmica ainda mais baixa devido aos ventos.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile