Início Destaque Mãe mais velho do mundo? Tartaruga têm 1º filhote aos 100 anos

Mãe mais velho do mundo? Tartaruga têm 1º filhote aos 100 anos

0

Nunca é tarde para ter filhos? Para uma tartaruga, a maternidade pode chegar até mesmo aos 100 anos. É o exato caso de Mommy, que procriou pela primeira vez em 2025 e é centenária.

Mommy vive no Zoológico da Filadélfia há mais de 90 anos. O endereço fixo permitiu aos cientistas monitorar de perto a vida reprodutiva do bicho — ou, melhor dizendo, a falta dela.

A primeira ninhada de sua vida nasceu no fim de fevereiro deste ano, depois de receber a visita de Abrazzo — um macho da mesma espécie. O casal pertence à espécie tartaruga-das-Galápagos, que está severamente ameaçada de extinção.

Para tentar evitar o desaparecimento desses animais da face da Terra, os cientistas têm apostado na reprodução em cativeiro. Daí a chegada do visitante, que também não é nenhum jovenzinho e já conta 100 anos.

Tartaruga pode ter filhos por mais 100 anos

Até o momento, quatro filhotes nasceram, e a química da dupla virou motivo de festa no Zoológico da Filadélfia. Mesmo com essa idade, podem vir mais ninhadas por aí. A espécie vive entre 100 e 200 anos. Como outros répteis, consegue se reproduzir durante toda a vida. Assim, Mommy tem a possibilidade de se reproduzir por mais um século — o que é um alívio para sua espécie.

“Não poderíamos estar mais animados para compartilhar esta notícia com nossa cidade, região e o mundo”, diz a presidente e CEO do Zoológico da Filadélfia, Dra. Jo-Elle Mogerman. De acordo com a especialista, a ninhada da tartaruga de 100 anos “é um marco significativo na história” da instituição.

“Mommy chegou ao zoológico em 1932, o que significa que qualquer pessoa que tenha visitado o zoológico nos últimos 92 anos provavelmente a viu”, disse Jo-Elle. “A visão do Zoológico da Filadélfia é que esses filhotes farão parte de uma população próspera de tartarugas-das-galápagos em nosso planeta saudável daqui a 100 anos.”

Habitat natural

A Filadélfia não é ecossistema natural de Mommy, apesar dessa tartaruga já viver por lá há quase 100 anos. Como nome diz, a espécie é oriunda das ilhas Galápagos — trata-se de um arquipélago pertencente ao Peru. As terras ficam no Oceano Pacífico, a mil quilômetros do continente.



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile