Teresina - Piauí quinta-feira, 25 de junho 34°C
Destaque / Política

Lula nomeia Teresa Leitão como líder do governo no Senado após saída de Wagner

Lula nomeia Teresa Leitão como líder do governo no Senado após saída de Wagner

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi nomeada como nova líder do governo no Senado, nesta quinta-feira (25), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A escolha ocorreu um dia depois do petista determinar o afastamento de Jaques Wagner (PT-BA) do cargo por suspeita de envolvimento no escândalo do Banco Master.

O senador baiano foi alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, na semana passada, por supostamente receber vantagens financeiras para atuar politicamente a favor de interesses do banqueiro Daniel Vorcaro no Congresso.

“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, escreveu Lula em uma rede social ao anunciar a escolha.

Teresa Leitão assume a liderança do governo no Senado com a missão de destravar o andamento de projetos considerados prioritários pelo presidente Lula para a campanha em que tentará a reeleição, entre eles o fim da escala 6×1 e a PEC da Segurança Pública.

As duas propostas estão paradas aguardando andamento do senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da casa, que está rompido com o governo após a tentativa de Lula de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar do rompimento, Alcolumbre prestou solidariedade a Jaques Wagner após a operação da semana passada, defendendo a presunção de inocência até a conclusão das investigações.

Pressão para saída de Wagner

Wagner se reuniu com Lula no final da tarde desta quarta-feira (24) após uma semana da deflagração da nona fase da Operação Compliance Zero. O encontro era aguardado com ansiedade pelo senador e com pressão de alas do PT que defendiam sua saída da liderança do governo no Senado para evitar que o escândalo do Banco Master respingue em Lula na tentativa à reeleição.

“Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal”, disse o senador, em uma nota divulgada nas redes sociais.

O senador negou ter qualquer relação com Vorcaro e vinha tentando se segurar no cargo com base em seu histórico de amizade com Lula, de muitos anos e de atuar como uma espécie de conselheiro do presidente. Ele chegou a sinalizar que não deixaria a liderança por iniciativa própria, e disse ter recebido a solidariedade de Lula logo após a ação da Polícia Federal.

O presidente, porém, evitou comentar publicamente sobre a situação e o governo não se pronunciou sobre a operação que atingiu em cheio seu principal articulador no Senado.

Fonte

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados.