O candidato de direita eleito presidente da Colômbia, Abelardo de la Espriella, recebeu suas credenciais do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) nesta quinta-feira (25), prometendo liderar a “reconstrução” de um país que, segundo ele, foi saqueado pelo governo esquerdista de Gustavo Petro.
“Aceito seu voto não como uma mera decisão eleitoral, mas como um mandato de esperança e um chamado inequívoco para liderar a reconstrução de um país vergonhosamente saqueado, vilipendiado e cuja dignidade republicana foi pisoteada”, declarou o novo governante, no primeiro discurso como líder eleito da Colômbia após vencer o segundo turno das eleições no último domingo.
A posse de Espriella será em 7 de agosto. Durante a cerimônia desta quinta-feira ele estava acompanhado de sua família e de dezenas de apoiadores que, assim que ele apareceu no auditório do recinto da feira Corferias, onde o evento ocorreu, gritaram: “Presidente, presidente”.
O novo governante eleito obteve 12,9 milhões de votos (49,66%) no segundo turno das eleições presidenciais no último domingo, em comparação com os aproximadamente 12,7 milhões de votos (48,70%) conquistados pelo esquerdista Iván Cepeda, do Pacto Histórico, partido do presidente Gustavo Petro.