Início Política Lula embarca para os EUA para participar de Assembleia Geral da ONU,...

Lula embarca para os EUA para participar de Assembleia Geral da ONU, em Nova York

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca, neste sábado, 21, para Nova York. A cidade sedia a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), onde o petista será o primeiro chefe de Estado a discursar.

O embaixador Carlos Márcio Cozendey, do Ministério das Relações Exteriores, antecipou que Lula discursará sobre inclusão social, transição energética e a necessidade de uma reforma na governança global.

Neste ano, a Assembleia Geral tem como tema “Unidade na diversidade para a promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para todos”. O evento acontecerá do domingo 22 ao sábado 28.

No dia 22, Lula participará da Cúpula do Futuro, que se concentrará em crises de segurança e nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a elaboração do Pacto para o Futuro.

O brasileiro também presidirá uma mesa redonda em defesa da democracia junto do presidente espanhol, Pedro Sánchez.

Na quarta-feira 25, Lula discursará na abertura da reunião de chanceleres do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo. Essa é a primeira vez na História que o encontro ocorre na sede da ONU, nos Estados Unidos.

O Brasil vai propor uma reforma nos governos internacionais. “Principalmente à estrutura e a reforma das Nações Unidas, mas também uma parte de arquitetura financeira e da Organização Mundial do Comércio”, destacou Cozendey.

Leia mais

Guerra na Ucrânia será pauta na ONU

Na manhã do dia 27, está prevista uma reunião entre Brasil e China para discutir um documento sobre a guerra na Ucrânia. O presidente Lula já terá retornado ao Brasil e deve ser representado pelo chanceler Mauro Vieira.

O texto é assinado pelo assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim, e se dirige a países que tenham interesse em cooperar com o fim da guerra.

Além disso, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tem agenda marcada com diversos grupos, como G20, G4, G7/China, Brics e chanceleres da América do Sul.

Ao todo, a viagem de Lula deve custar R$ 8,5 milhões aos cofres públicos, segundo levantamento da Folha de S.Paulo a partir de um ofício do Ministério das Relações Exteriores.

A próxima viagem internacional do petista está programada para 1º de outubro, para o evento de posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile