Tudo sobre Artemis
E o inevitável aconteceu: a NASA adiou nesta quinta-feira (5) mais uma vez a missão Artemis 2. Prevista para setembro de 2025, a missão agora está marcada para abril de 2026. Já a Artemis 3, que estava com uma otimista expectativa de ser lançada em 2026, agora não deve decolar antes de meados de 2027.
De acordo com a NASA, no anúncio, o adiamento é necessário para que as equipes tenham mais tempo para trabalhar. “O espaço é exigente”, disse o administrador da NASA Bill Nelson durante a coletiva de imprensa.
“E nós, e nossa indústria e parceiros internacionais, precisamos desse tempo para garantir que a cápsula Orion esteja pronta para levar nossos astronautas com segurança ao espaço profundo e de volta à Terra”, completou.
Para quem acompanha o programa, o adiamento não é exatamente uma surpresa. Confirmado em 2017, o pouso na Lua deveria ter acontecido originalmente este ano, mas uma série de adiamentos impediram isso e nos últimos meses já circulavam rumores de problemas com os prazos missão Artemis 2, cuja tripulação foi anunciada ainda em 2023.
![artemis astronautas](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2023/04/artemis-1-1024x703.jpg)
Adiamento da Artemis 2
A NASA destacou ainda os desafios que a missão Artemis 1 trouxeram para sua sucessora. De acordo com a agência, a primeira missão do programa, que decolou em novembro de 2022, voou normalmente, mas o desgaste do escudo térmico foi além do previsto, o que causou a necessidade de novas pesquisas para uma decolagem tripulada, como será a Artemis 2.
“Enquanto a cápsula mergulhava para dentro e para fora da atmosfera como parte daquela entrada planejada, o calor se acumulou dentro da camada externa do escudo térmico, levando à formação de gases e ficando presos dentro do escudo térmico”, disse a administradora adjunta da NASA, Pam Melroy, na coletiva.
Mas, os estudos já foram concluídos, e provaram que o escudo térmico da cápsula Orion pode aguentar o tranco e segurar a missão de 10 dias ao redor da Lua com quatro astronautas. Lembrando que, apesar de circular o nosso satélite natural, a Artemis 2 não vai pousar por lá. Isso será trabalho da Artemis 3, que deverá ainda colocar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua.
“O cronograma atualizado para o voo da Artemis 2 é informado por problemas técnicos que os engenheiros estão solucionando, incluindo um problema com a bateria da Orion e seu sistema de controle ambiental [suporte de vida]”, disse um comunicado divulgado pela NASA.
Lembrando que, com o governo Trump, uma nova administração assumirá a NASA, que deverá ficar sob o comando do bilionário e entusiasta espacial Jared Isaacman, então mais mudanças no futuro da agência (e de suas missões) não estão descartadas.