Sistema compacto e barato pode aproveitar chuvas urbanas para ajudar na produção de energia renovável
Pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura desenvolveram método inovador para gerar eletricidade a partir de gotas de chuva — algo que, até então, parecia improvável como fonte de energia.
Utilizando tubos verticais extremamente finos, feitos de material condutor, o sistema converte a energia mecânica das gotas em energia elétrica com notável eficiência. O estudo foi publicado na ACS Central Science.

Como o método de transformar chuva em energia elétrica funciona
- O segredo está no chamado “fluxo em tampão“, padrão no qual as gotas se alternam com bolhas de ar ao descer pelos tubos;
- Esse movimento gera separação de cargas elétricas, permitindo que a energia seja captada por fios conectados às partes superior e inferior da estrutura;
- Em testes de laboratório, o sistema converteu cerca de 10% da energia cinética das gotas em eletricidade, sendo cinco vezes mais eficiente que um fluxo contínuo de água.
Com apenas dois tubos de 32 cm cada, os pesquisadores conseguiram alimentar 12 lâmpadas LED por 20 segundos — demonstração prática do potencial da tecnologia.
Sistema seria aplicável em áreas urbanas
Embora ainda não seja solução de geração em larga escala como as usinas hidrelétricas, o sistema se mostra promissor para aplicações urbanas, especialmente em telhados de edifícios, onde poderia complementar outras fontes de energia renovável.
Além disso, os testes indicam que o desempenho em ambientes reais — com chuvas naturais — pode ser ainda melhor, já que o fluxo de gotas durante o experimento foi mais lento do que o da precipitação comum.
Os cientistas acreditam que a simplicidade e o baixo custo de implementação podem tornar essa uma alternativa viável e sustentável, especialmente em áreas com alta frequência de chuvas.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.