Fiscais e gestores de contratos administrativos participaram na manhã da última sexta-feira (14), na sede do Instituto de Previdência de Teresina, do curso “Gestão e Fiscalização de Contratos e Rotina Administrativa do IPMT para Prorrogações Contratuais”.
O curso abordou temas da nova lei de licitações e contratos, como o impacto da fase preparatória e da fase de seleção do fornecedor na gestão e fiscalização contratual; o papel do gestor nas alterações contratuais; a possibilidade de responsabilização dos agentes públicos diante da má fiscalização, gestão e execução contratual, dentre outros temas essenciais da rotina administrativa na gestão contratual.
De acordo com o presidente do IPMT, José João, o curso foi essencial para assegurar a redução de custos, o monitoramento da execução contratual, além de identificar e corrigir desvios que possam resultar em despesas adicionais .“Temos que trabalhar sempre com uma gestão eficaz de contratos administrativos, acompanhando o cumprimento das obrigações, identificando e minimizando riscos jurídicos e operacionais”, enfatizou o presidente.
A condução ficou por conta de dois servidores com ampla experiência na área: o auditor fiscal do Município, Ricardo Teixeira, além da Procuradora Geral do Município, Thamires Arrais Amorim. Os participante receberão certificado de participação.
O curso de capacitação para fiscais e gestores de contratos administrativos faz parte das ações do setor de educação previdenciária, que oferecerá ao longo da gestão uma série de ações e palestras educativas para servidores da Prefeitura, colaboradores do IPMT, além de cursos para aposentados e pensionistas.