Início Destaque Interpi apresenta resultados do Programa Piauí Sustentável e Inclusivo durante reunião em...

Interpi apresenta resultados do Programa Piauí Sustentável e Inclusivo durante reunião em Brasília – pi.gov

0

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, acompanhado dos diretores de Sistemas e Inteligência Geoespacial e de Gestão Fundiária Estratégica, reuniu-se em Brasília com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro teve como pauta a apresentação dos resultados do primeiro ano do Programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI).

Na reunião, também estiveram presentes representantes da Semarh, Seplan e SAF, parceiros fundamentais no desenvolvimento e implementação do projeto. O projeto, executado com o apoio do BID e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), tem como objetivo transformar a realidade de milhares de famílias no semiárido piauiense.

Rodrigo Cavalcante, diretor-geral do Interpi, destacou a importância da ação integrada para o desenvolvimento do estado:

“O Piauí Sustentável e Inclusivo é um projeto estratégico que visa promover a regularização fundiária, a segurança alimentar, o acesso à água, e a sustentabilidade ambiental, impactando a vida de milhares de piauienses. Com a execução desse projeto, estamos levando mais dignidade e oportunidades para as famílias rurais, com foco em resiliência às mudanças climáticas e crescimento produtivo sustentável. O Interpi se orgulha de fazer parte deste programa que está transformando o futuro de nossa população”, disse.

A titulação de terras para as comunidades é um grande avanço do Piauí Sustentável e Inclusivo. Ela não só garante segurança jurídica para as famílias, mas também abre portas para o acesso a créditos e programas públicos. Com a propriedade definitiva da terra, as famílias podem investir em suas propriedades, ampliando atividades produtivas e melhorando as condições de vida. Além disso, o processo de titulação fortalece a cidadania e garante que os territórios sejam reconhecidos pelo Estado, promovendo maior estabilidade e acesso a políticas públicas.

O Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) é um programa do Governo do Estado que se compromete a promover a melhoria da renda e da qualidade de vida da população rural. Através da regularização fundiária, segurança alimentar, e resiliência ao semiárido, o projeto abrange sete Territórios de Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica dos Rios Piauí e Canindé.

Até agora, o Interpi já titulou 2.295 famílias em 14 municípios e 5 territórios de desenvolvimento no Piauí. Isso representa um avanço importante na garantia de direitos territoriais para 8.032 pessoas diretamente beneficiadas, incluindo 19 comunidades rurais com 1.169 famílias e 16 comunidades tradicionais com 1.126 famílias.

Rodrigo Cavalcante também reforçou o compromisso do Interpi em continuar avançando com a titulação de terras e garantindo o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades rurais:

” O Interpi continuará a expandir seus esforços para que mais famílias recebam seus títulos de terra, que são essenciais para o fortalecimento das comunidades e o acesso a políticas públicas que garantem a cidadania e o desenvolvimento. O Piauí Sustentável e Inclusivo é apenas o começo de uma mudança estrutural no campo”, finaliza.

Com o apoio do BID e FIDA, o Piauí Sustentável e Inclusivo se consolida como um projeto que visa não só a regularização fundiária, mas também o fortalecimento da segurança hídrica, ambiental e socioprodutiva, sendo uma resposta eficaz aos desafios enfrentados pelas populações no semiárido.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile