Início Ciência e tecnologia Inmet alerta para chuva de granizo e ventos de até 100km/h

Inmet alerta para chuva de granizo e ventos de até 100km/h

0

Áreas de instabilidade seguem predominando no Brasil e há alertas para chuvas intensas e tempestades para esta quinta-feira (07). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 16 estados e o Distrito Federal podem registrar ventos intensos e até granizo.

Quatro estados brasileiros estão sob alerta vermelho. Isso significa alto risco de perigo, com a velocidade dos ventos podendo chegar a até 100 km/h e podendo chover 100mm no dia.

Risco de chuva em praticamente todo o país

Segundo o Inmet, os três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e o sul do estado de São Paulo serão as áreas mais afetas, com risco de tempestades severas e queda de granizo. Esse cenário pode causar problemas como queda de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Alertas para fortes chuvas foram emitidos para esta quinta (Imagem: Daniel Tadevosyan/Shutterstock)

Seis estados, por sua vez, estão sob alerta laranja. Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia podem enfrentar chuvas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos de 60 a 100 km/h.

Já o alerta amarelo, que indica “perigo potencial”, foi emitido para Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí e Distrito Federal. Nestas regiões pode chover até 50 mm/dia e os ventos podem chegar até 60 km/h.

Leia mais

chuva
Boa parte do Brasil enfrenta instabilidade (Imagem: Cris Faga/Shutterstock)

Recomendações em caso de temporais

  • O Inmet também emitiu recomendações de segurança para as regiões afetadas.
  • Em caso de tempestades com rajadas de vento, o ideal é evitar ficar sob árvores devido ao risco de raios.
  • Também é desaconselhado estacionar perto de torres de transmissão ou placas de publicidade, que podem ser derrubadas pelo vento forte.
  • Além disso, a orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades, para prevenir riscos de choque elétrico.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile