O Hospital Getúlio Vargas (HGV) atingiu, em 2024, a marca de 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, destacando-se entre os hospitais do Brasil pela excelência em segurança e qualidade no atendimento. A Clínica Nefrológica do HGV também obteve o mesmo êxito, conquistando 100% de conformidade segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado foi oficialmente divulgado nessa segunda-feira (7).
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, comemorou o resultado da instituição e ressaltou a importância dele para a melhoria contínua da segurança no cuidado aos pacientes. “Esse processo é de grande importância para aumentar a segurança no cuidado ao paciente e nos dar uma base para ver que o nosso trabalho está tendo bons resultados”, afirmou.
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente ocorre anualmente e tem como objetivo medir o progresso dos hospitais brasileiros na implementação de metas internacionais de segurança do paciente, que são fundamentais para garantir cuidados de saúde mais seguros e de maior qualidade para os pacientes.
De acordo com a coordenadora da segurança do paciente no HGV, Cecilia Viana, a instituição adota uma série de práticas para garantir a segurança dos pacientes. “A correta identificação dos pacientes, a comunicação eficaz entre as equipes de saúde, a melhoria na segurança da prescrição e administração de medicamentos e a realização de cirurgias com maior segurança no sítio cirúrgico. Além disso, o HGV implementou medidas preventivas para evitar infecções, quedas e úlceras por pressão, fortalecendo ainda mais as práticas de higienização das mãos”, explica a enfermeira.