Início Ciência e tecnologia Ford lança elétrico com preço mais em conta… na Europa

Ford lança elétrico com preço mais em conta… na Europa

0

Um lançamento da Ford, previsto para o ano que vem, pode levar a montadora a um novo patamar dentro do mercado de elétricos na Europa. O Puma Gen-E promete unir desempenho, eficiência energética, versatilidade e preço baixo.

O Puma já existe desde 2020, em versões a combustão e híbrida. A ideia agora é torná-lo um modelo 100% elétrico – e a melhor parte é que ele será mais barato do que os irmãos mais velhos.

Leia mais

O EV será fabricado na planta de Craiova, na Romênia, enquanto seus motores serão produzidos em Halewood, no Reino Unido. A estimativa é que o veículo chegue ao mercado nos primeiros meses de 2025.

E a expectativa da imprensa internacional é alta. Isso porque o carro oferece bons números, além de um excelente custo-benefício.

Detalhes sobre o veículo

  • Visualmente, o Puma Gen-E parece muitos os irmãos mais velhos, com algumas adaptações modernas, como a grade frontal fechada e um spoiler de teto ligeiramente maior.
  • Outra mudança é que a palavra “Puma” na traseira agora aparece em branco.
Imagem: Reprodução/Ford
  • Em termos de dimensões, o Puma Gen-E mede 4,21 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,56 metros de altura, com um entre-eixos de 2,59 metros.
  • O carro tem ainda um porta-malas de 514 litros, além de um compartimento dianteiro onde cabem mais 43 litros.
  • Na parte interna, o Puma Gen-E conta com um painel digital de 12,8 polegadas e tela sensível ao toque de 12 polegadas.
  • Destaque também para o teto solar panorâmico e o sistema de controle por voz Alexa.
  • O Puma Gen-E vem equipado com um motor elétrico de 124 kW (168 cv) e 29,5 kgfm de torque.
  • Essas configurações permitem a ele fazer de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos – e sua velocidade máxima é de 160 km/h.
  • O modelo possui ainda uma bateria líquida de 43 kWh úteis, o que garante uma autonomia de 347 a 376 km (no ciclo europeu).
  • O consumo médio varia entre 13,1 e 14,5 kWh/100 km, o que coloca o Puma Gen-E entre os modelos mais eficientes em seu segmento.
  • Para recarga, o carro suporta até 100 kW em corrente contínua (DC), permitindo que o nível da bateria vá de 10% a 80% em somente 23 minutos.
O painel interno é simples, mas muito bonito (assim como a parte externa do novo Puma Gen-E) – Imagem: Reprodução/Ford

Preço e condições

O Ford Puma Gen-E chegará ao mercado para disputar um espaço no concorrido segmento de SUVs elétricos compactos. Sim, a própria Ford chamou o modelo de SUV – embora eu o ache mais parecido com um hatch.

Os principais rivais do Puma Gen-E são o Volkswagen ID.3, o Kia EV3 e o Smart #1. Podemos citar também os crossovers Renault 4 e o Jeep Avenger.

Apesar de ter a menor bateria entre todos os concorrentes, o novo modelo da Ford se destaca pelo consumo eficiente e pelo preço competitivo.

Ele custará €36.162, algo em torno de R$ 231 mil fazendo a conversão direta.

Será um pouco mais caro que do que o ID.3 Pure (€29.760), o EV3 Standard (€35.990) e o Smart #1 Pure (€30.990). A vantagem, no entanto, como já dissemos, está no desempenho. E eu, particularmente, o considero mais bonito que os outros.

Em uma cor diferente da amarela: ele fica ainda mais bonito – Imagem: Reprodução/Ford

Uma pena que ele esteja tão longe de nós. O Puma Gen-E não tem previsão de lançamento para o mercado brasileiro.

As informações são do Inside EVs.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile