Nesta terça-feira (08), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) continua o mutirão de consultas em neuropediatria, beneficiando crianças e adolescentes que aguardavam na fila de espera da regulação em Teresina. Os atendimentos estão sendo realizados no Instituto Rizo, uma instituição privada conveniada ao SUS, que já contribuiu para a redução significativa das filas em três especialidades pediátricas: cardiologia, ortopedia e oftalmologia.
Com o objetivo de atender mais de mil pessoas, o projeto é financiado por emendas parlamentares. “As equipes da FMS e do Instituto Rizo estão em contato com os pacientes agendados para confirmar e organizar os atendimentos de forma eficaz”, explica Esdras Avelino, diretor de regulação da FMS.
Charles Silveira, presidente da FMS, destaca que a iniciativa visa ampliar a capacidade de atendimentos especializados e reduzir filas em quatro especialidades pediátricas. “Além das consultas, estamos oferecendo exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-x, eletroencefalograma, teste do olhinho e dispensação de óculos, garantindo um atendimento mais completo. Essa ação promove maior agilidade e fluidez na rede de saúde”, ressalta.
Clara Linda, presidente do Instituto Rizo, enfatiza que 415 crianças já foram beneficiadas nas áreas de cardiologia, ortopedia, oftalmologia e neuropediatria. “O serviço está sendo realizado com sucesso, e estamos intensificando a busca ativa por pacientes que não compareceram às consultas. Nosso objetivo é reduzir ainda mais a fila de neuropediatria. Ao concluir o projeto, esperamos facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e promover uma melhor qualidade de vida.”
Lílian Luz, gerente de regulação ambulatorial da FMS, acrescenta que, durante o atendimento, os pacientes recebem assistência médica necessária e são acompanhados por assistentes sociais e psicólogos. “Esse suporte possibilita um diagnóstico social mais abrangente e encaminhamentos adequados, garantindo um acolhimento integral às famílias”, conclui.