Início Destaque Etipi é uma das primeiras empresas públicas do país a investir em...

Etipi é uma das primeiras empresas públicas do país a investir em cibersegurança e privacidade dos dados

0

A cibersegurança e a proteção de dados são ações prioritárias na Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi). Com um trabalho assertivo, a Etipi chega ao final do ano de 2024 com avanços significativos.

Em reunião nesta segunda-feira (16), o presidente da Etipi, Ellen Gera, e os representantes da empresa Bravonix — Segurança de Dados, João Claudio Peixoto e Paulo Moura, fizeram um balanço das ações e dos ganhos reais com o trabalho realizado, com vistas a fortalecer a cibersegurança e a privacidade de dados na Etipi.

Dentre as atividades realizadas ao longo do ano, estão: análises aprofundadas e mapeamento de processos, revisão de políticas de proteção de dados, monitoramento sobre o uso de dados sensíveis, avaliação de maturidade de TI, testes de segurança cibernética (externa e interna), rastreabilidade e controle de tarefas, além de três Workshops abrangendo a temática e envolvendo os órgãos da administração pública.

 

 

Tais atividades colaboraram para que a Empresa passasse de conceito C, em 2023, para conceito A, com o índice de 97% em conformidade e adequação ao que prevê a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).

Paulo Moura, consultor e representante da Bravonix, avaliou positivamente o trabalho realizado na Etipi e os grandes avanços nesse ano. “A Etipi é uma das primeiras empresas públicas do país a investir e priorizar as ações relacionadas à cibersegurança e à privacidade dos dados. Quero aqui parabenizar o presidente Ellen Gera e todo o seu time por esse trabalho e que, em 2025, certamente vai se expandir e gerar novos frutos, levando o Piauí se destacar nessa área e se tornar o Estado da Privacidade dos Dados”, concluiu o consultor.
 

“Cuidar da privacidade dos dados é uma pauta central na Etipi. Temos aqui o Data Center do governo, hospedamos muitos sistemas de outros órgãos e também cuidamos dos dados que estão no nosso ambiente próprio. Dessa forma, investimos para fortalecer a cibersegurança e garantir a proteção dos dados que estão sob a nossa guarda. Firmamos importantes parcerias, passamos por uma análise minuciosa e avançamos muito nesse quesito, chegando ao índice de 97% em adequação a LGPD”, disse Ellen Gera.

 

A reunião contou ainda com a participação do Encarregado da Proteção de Dados da Etipi, Raimundo Neto, da consultora Carolina Pinto e do diretor técnico da Etipi, José Alves.

Outras ações sobre LGPD realizadas na Etipi em 2024

– Lançamento da plataforma de gamificação sobre LGPD e Segurança da Informação;
– Ações para adequação da Etipi aos parâmetros das ISOS: 27001, 27002 27701;
– Visita técnica à Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para reforçar as práticas de proteção de dados no estado e alinhar estratégias de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
– Chatbot Etipi LGPD, uma IA que tira dúvidas quanto a proteção dos dados que são tratados nas tarefas diárias de cada setor.

Para saber mais sobre a aplicação da Lei Geral da Proteção de Dados na Etipi, clique AQUI

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile