Neste 31 de março, o Dia Mundial do Backup, a atenção se volta para uma prática essencial na era digital: a cópia de segurança de dados. A data reforça a importância de manter informações protegidas contra falhas técnicas, ataques cibernéticos ou exclusões acidentais, garantindo a continuidade de serviços e a preservação de conteúdos importantes.
A necessidade de realizar backups se estende tanto para usuários comuns quanto para empresas e instituições públicas, que lidam diariamente com grandes volumes de informações. Para evitar perdas irreversíveis, é fundamental adotar boas práticas, como a realização periódica de backups em locais seguros.
Na Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), o backup é um processo essencial para garantir a segurança dos dados armazenados em seu data center, que contempla mais de 126 sistemas corporativos, 400 serviços digitais e 195 bancos de dados.
Para garantir a disponibilidade desse grande volume de dados, o data center da Etipi possui ferramentas que garantem permanentemente energia elétrica (geradores), internet (redundância de links) e sistemas de segurança contra danos, incêndios, dentre outras intercorrências. A sala-cofre concentra mais de 800 máquinas virtuais, com sistemas de vários órgãos da administração pública estadual.
“Aqui na Etipi trabalhamos para assegurar a alta disponibilidade e proteção dos serviços digitais do Estado. O backup é uma estratégia fundamental para garantir a continuidade das operações e evitar a perda de informações críticas. Neste Dia Mundial do Backup, reforçamos a importância desse processo, tanto no ambiente corporativo quanto no uso pessoal”, destaca o diretor técnico da Etipi, José Alves.